RETROSPECTIVA

2017

Quais foram os destaques do Aprendizagem em Foco em 2017? Quais edições mais repercutiram? E as que foram mais comentadas nas redes sociais? É fim de ano e o momento é de balanço. Confira abaixo um panorama dos temas abordados em 2017:

Infográfico - Tudo sobre

SEMINÁRIOS IU

DESTAQUE DO ANO

DESTAQUE DO ANO

GESTÃO

EQUIDADE

DIVERSIDADE

O grande destaque do Aprendizagem em Foco em 2017 em termos de acessos foi a edição 28, sobre evasão, lançada em 28 de junho: cerca de 20% do total das visualizações das páginas do boletim no ano correspondem a esse número.

O texto apresenta dados tabulados pelo Instituto Unibanco das respostas dos diretores ao questionário do Saeb que apontam que os gestores encontram dificuldades para lidar com o problema: 41% dos estudantes estudam em escolas onde os diretores dizem que as soluções adotadas para reduzir o abandono ainda são insatisfatórias.

O tema voltou a ser abordado na edição 37, a última do ano, dessa vez destacando dados de estudos recém divulgados, dentre eles a pesquisa “Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens”, conduzida por Ricardo Paes de Barros. Se o Brasil mantiver o atual ritmo de evasão escolar, o país pode levar até 200 anos – o equivalente a 15 gerações – para atingir a universalização do atendimento escolar a jovens de 15 a 17 anos, destaca o relatório.

Entendemos que a equidade deve ser um princípio norteador da gestão. Buscar que todo e cada aluno tenha o seu direito de aprendizagem assegurado. Por isso, ao longo do ano, o tema pautou diversas edições do Aprendizagem em Foco a partir de diferentes enfoques.

O primeiro boletim de 2017 abordou o impacto do clima escolar sobre a redução das desigualdades escolares. A edição 23 destaca, além de dados e estudos, a apresentação da pesquisadora e especialista no tema Telma Vinha, da Unicamp, durante o Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Impactos e Evidências, realizado pelo Instituto Unibanco e pela Folha de S.Paulo, com apoio do Insper, em 2016. Na ocasião, ela apresentou um diagrama que sintetiza as dimensões do clima escolar.

Edição

23

Edição

24

Edição

31

Edição

30

EQUIDADE

DIVERSIDADE

Ao lado da busca pela equidade, a questão da valorização da diversidade também deve ser um princípio de uma gestão comprometida com a garantia do direito à aprendizagem de todos e cada um dos estudantes. Norteado por essa crença, o boletim Aprendizagem em Foco abordou o tema de forma transversal em diversas edições de 2017, tomando como gancho acontecimentos e debates em pauta na sociedade.

Dentre elas, destaca-se a edição 25, intitulada “Como lidar com o Escola Sem Partido”. O boletim foi lançado após polêmica envolvendo vereador da Câmara de São Paulo, que divulgou vídeo de uma visita a uma escola municipal com o objetivo de verificar a ocorrência de “doutrinação no conteúdo dado em sala de aula”. O secretário de Educação reagiu publicamente, classificando a atitude do vereador de “abuso de função”.   Alvo de polêmica e tema de discussões acaloradas nas redes sociais, o texto foi o que mais repercutiu na página do Instituto Unibanco, rendendo o maior número de comentários e compartilhamentos dentre as edições.

Em sintonia com a conjuntura e as discussões em pauta na sociedade, lançamos a edição 35, sobre o acolhimento da diversidade sexual no ambiente escolar. O texto foi produzido após aprovação de parecer pelo Conselho Nacional de Educação que autoriza a utilização do nome social em escolas da Educação Básica. “A decisão contribui para construção de valores como respeito à diversidade e tolerância”, ressalta a edição.

65

comentários

149

comPARTILHAMENTOS

Dentre os boletins de 2017 que abordaram questões mais gerais relacionadas à gestão escolar, destacam-se duas edições.

A primeira foi a 32, que aborda os efeitos negativos da reprovação sobre a aprendizagem. É apresentado também estudo do Cenpec que buscou captar a crença de professores sobre a reprovação. O volume de compartilhamentos do post de divulgação dessa edição sinaliza o interesse despertado pelo assunto.

O segundo destaque desse bloco foi a edição 36 sobre depressão na adolescência – questão bastante presente no cotidiano das escolas. O texto salienta a importância de a escola “abrir espaço para que os estudantes possam falar das questões que os afetam – dificuldades de aprendizagem, estresse, ansiedade, raiva, tristeza, problemas de relacionamento com professores, colegas e familiares, entre outros.”

GESTÃO

SEMINÁRIOS IU

Nesse ano, duas edições foram pautadas por eventos realizados pelo Instituto Unibanco e distribuídas ao público na ocasião, com o objetivo de contribuir com o debate e a reflexão.

Uma delas foi a 27, sobre ensino técnico, um dos pontos discutidos durante o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, nos dias 21 e 22 de junho.

Nos dias 27 e 28 de setembro, o Instituto Unibanco, o Consed e a Folha de S.Paulo realizaram o Seminário Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores. A edição 34, entregue ao público presente, enfocou uma das estratégias formativas debatidas durante o evento: a troca de experiências.

A edição seguinte – 24 – tratou de outro tema diretamente relacionado à equidade: a educação inclusiva. O texto apresenta resultados de estudos que apontam que a educação inclusiva gera efeitos benéficos a todos os estudantes, não apenas àqueles que têm alguma deficiência. Vale destacar aqui que a redação do Enem desse ano propôs como tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" e colocou em pauta na mídia o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência.

Uma gestão comprometida com a equidade na educação deve dedicar um olhar atento à questão racial no espaço escolar. É esse o argumento da edição 30, que aponta que “embora o Brasil venha registrando avanços em relação ao acesso e diminuindo a diferença na proporção de matrículas entre negros e brancos, o mesmo não se verifica em termos de aprendizagem”. São apresentados ainda estudos que indicam o quanto atitudes de professores e gestores podem estar, voluntariamente ou não, contribuindo para perpetuar essa desigualdade.

A busca pela equidade implica o desenvolvimento de ações específicas para os alunos que mais precisam. A edição 31 lança luz sobre a questão da atribuição de aulas e sua relação com o desempenho dos estudantes. Tabulação feita pelo Instituto Unibanco no questionário dos diretores Saeb aponta que apenas 3% dos alunos estudam em escolas onde os diretores afirmaram explicitamente que o principal critério de escolha é designar professores experientes para darem aulas para estudantes com aprendizagem mais lenta.

Boletim Aprendizagem em Foco

Retrospectiva 2017

Aprendizagem em Foco é uma publicação quinzenal produzida pelo Instituto Unibanco.

Tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

 

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Produção editoriaL

Redação e edição Fabiana Hiromi e Antonio Gois; Projeto gráfico e diagramação Estúdio Kanno; Edição de arte Fernanda Aoki

Uma delas foi a 27, sobre ensino técnico, um dos pontos discutidos durante o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, nos dias 21 e 22 de junho.

Nos dias 27 e 28 de setembro, o Instituto Unibanco, o Consed e a Folha de S.Paulo realizaram o Seminário Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores. A edição 34, entregue ao público presente, enfocou uma das estratégias formativas debatidas durante o evento: a troca de experiências.