Boletim Aprendizagem em Foco

O boletim Aprendizagem em Foco foi lançado em novembro de 2015, com o objetivo de aprofundar os debates sobre o contexto educacional brasileiro e colocar em pauta temas relevantes para a discussão de políticas públicas. Com periodicidade quinzenal, é ancorado em evidências empíricas, difundindo pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Tendo como público principal diretores escolares, o boletim aborda desde questões diretamente relacionadas à atuação do gestor, sinalizando caminhos que contribuam para sua prática profissional, até dados e análises sobre o contexto educacional, visando à ampliação de repertório.

Cadastre-se para receber o boletim Aprendizagem em Foco.

Convívio promove ganhos no desenvolvimento emocional e cognitivo de todos

Nº24 - Fevereiro 2017

É fundamental que o gestor esteja atento ao clima e às dimensões que o compõe

Nº23 - Janeiro 2017

Confira os destaques de cada edição e os temas abordados

Nº - Janeiro 2017

Prática da escuta constante aos estudantes ajuda a resolver desafios da escola

Nº22 - Dezembro 2016

Estudo indica que normativas sobre coordenador pedagógico são vagas

Nº21 - Novembro 2016

Casos internacionais dão pistas para novo modelo de Ensino Médio

Nº20 - Novembro 2016

Gestores e governos devem assegurar apoio constante aos novos docentes

Nº19 - Outubro 2016

Gestão é capaz de desencadear processos de melhoria da aprendizagem

Nº18 - Outubro 2016

É preciso ampliar o conhecimento dos gestores a respeito de estudos e pesquisas

Nº17 - Setembro 2016

Estudo aponta disparidade entre carga horária do diurno, noturno e EJA

Nº16 - Setembro 2016

Gestor é figura-chave para desencadear processo de inclusão na escola

Nº15 - Agosto 2016

Gravidez na adolescência é um dos principais fatores de evasão escolar

Nº14 - Julho 2016

Participação juvenil impacta positivamente no clima escolar e na aprendizagem

Nº13 - Julho 2016

Princípio democrático fortalece gestão para resultados de aprendizagem

Nº12 - Junho 2016

População LGBT é das que mais vivenciam preconceito no ambiente escolar

Nº11 - Maio 2016

Estudos evidenciam necessidade de pensar políticas específicas para o EM noturno

Nº10 - Maio 2016

Gestor tem papel central na criação de uma cultura de diálogo com as famílias

Nº9 - Abril 2016

Avaliações permitem traçar diagnósticos e identificar desigualdades

Nº8 - Abril 2016

Maneira como educamos meninos e meninas impacta na escolha de carreira

Nº7 - Março 2016

Gestores e professores têm papel essencial na criação dessa cultura

Nº6 - Fevereiro 2016

Edição aborda características de jovens de 15 a 17 anos fora da escola

Nº5 - Fevereiro 2016

Conheça ações no âmbito da gestão escolar que contribuem para o clima

Nº4 - Janeiro 2016

Nº - Março 2017

Disparidade na aprendizagem entre brancos e negros mantém-se estável

Nº2 - Novembro 2015

Desafio é construir clima positivo sem fugir de conversas difíceis

Nº1 - Novembro 2015