Gerais

Está no ar o Observatório de Educação, iniciativa do Instituto Unibanco, primeira plataforma do país com foco em Ensino Médio e Gestão

30 março 2017

Desenvolvida pelo Instituto Unibanco, está no ar a versão beta do Observatório de Educação, a primeira plataforma do país de análise de dados, referências documentais e acervo audiovisual com foco em Ensino Médio e Gestão em Educação do país. Ainda em fase de testes e aprimoramentos a partir da experiência dos usuários, a ferramenta já pode ser acessada gratuitamente por pesquisadores, gestores escolares, estudantes, formadores de opinião e demais interessados pelo endereço www.observatoriodeeducacao.org.br.

O Observatório de Educação já reúne mais de 5 mil documentos, entre estudos, relatórios, dados, análises de indicadores, dissertações, artigos, periódicos, entre outros, e permite ao usuário pesquisar e cruzar informações sobre temas relacionados à Gestão em Educação e Ensino Médio como: avaliação, clima e ambiente escolar, currículo, diversidade, equidade, estrutura organizacional, fatores extraescolares, finanças, formação, juventudes, modalidades e níveis de ensino, práticas educativas e recursos humanos – entre outros.

“O Observatório de Educação permitirá fortalecer o diálogo entre atores relevantes do setor educacional, buscando contribuir para a ampliação do repertório de soluções que possam garantir uma educação pública de qualidade para todos” explica o superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. “Ao construir relacionamentos com os usuários, queremos identificar convergências e facilitar conexões para estimular a produção e o compartilhamento de conhecimento entre pessoas que atuam e estudam os temas do Ensino Médio e Gestão em Educação,” completa Henriques.

O Observatório de Educação foi desenvolvido para organizar e disponibilizar informações de maneira a facilitar o acesso e a interpretação dos dados educacionais não somente aos pesquisadores e profissionais da educação, mas também a qualquer cidadão que se interesse pelo tema. Disponibiliza indicadores educacionais, sociais e demográficos como Censo Escolar, Enem, Saeb, Pnad e censo demográfico de fontes diversas como Inep e IBGE. “Nossa expectativa é que o Portal dê mais transparência aos dados disponíveis para estimular estudos e pesquisas e para apoiar a tomada de decisão de gestores e profissionais da educação, com base em dados e evidências científicas”, ressalta Ricardo Henriques.

A versão beta do Observatório de Educação está dividida em sete seções: 

Centro de Documentação de Gestão em Educação / CEDOC – plataforma de busca com mais de 5000 itens sobre Ensino Médio e Gestão em Educação das últimas décadas captados de diversas fontes. Estão catalogados pesquisas, legislações, entrevistas, documentários, relatórios atualizados e outros itens, localizados em dois programas: documental e audiovisual.

Educação em Números – conjunto de sistemas de indicadores educacionais, sociais e demográficos, os quais podem ampliar a compreensão dos fatores que ajudam a melhorar resultados no campo da educação.  Os sistemas permitem que sejam elaborados diagnósticos que qualificam os desafios das redes de ensino no que se refere ao desempenho dos estudantes, a desigualdade de raça, desigualdade de gênero e ao abandono e evasão no Ensino Médio. Os dados podem ser visualizados em formato de gráfico, tabelas e mapas.  E para facilitar o processo de busca, o usuário terá acesso a “Roteiros de Análises de Indicadores Educacionais”, que reúnem perguntas estratégicas e identificam quais os melhores dados para respondê-las.

Em Debate – Articula análises, resumos, vídeos, artigos e notícias, organizados a partir de quatro eixos: Gestão Escolar, Juventudes, Equidade e Currículo. Também estará disponível a série de boletins “Aprendizagem em Foco”, publicação quinzenal do Instituto Unibanco.

Luz, Câmera, Gestão – Apresenta vídeos e entrevistas com gestores escolares e estudantes sobre iniciativas em gestão que, aliando criatividade e bom uso dos recursos públicos, apontam soluções para superar problemas cotidianos. Seu intuito é o de valorizar os exemplos de experiências brasileiras das comunidades escolares.

Panorama dos Territórios – O usuário encontrará uma síntese com informações históricas e geográficas, dados socioeconômicos e demográficos, informações sobre a estrutura administrativa do Estado e de sua secretaria estadual de educação. Além disso, buscou-se traçar um panorama da rede de ensino e das principais políticas educacionais vigentes.

Radar de Mídia – Seleciona diariamente notícias, reportagens e artigos sobre educação publicados nos 31 principais veículos de comunicação do Brasil. O Observatório capta o que está em pauta na mídia, com foco em Ensino Médio e Gestão em Educação, e disponibiliza um resumo das notícias com links para os veículos de origem. A ideia é oferecer informações rápidas sobre temas ligados à educação diariamente.

Eventos – Organiza os eventos com foco em Ensino Médio e Gestão em Educação em um calendário anual. Será possível consultar e selecionar eventos do Instituto Unibanco e de outros atores por meio de filtros como temas, período, tipo de evento, localidade.