Gerais

A flexibilização do currículo do Ensino Médio é tema de seminário promovido pelo Instituto Unibanco

5 junho 2017

Nos dias 21 e 22 de junho, o Instituto Unibanco realizará o Seminário Internacional Desafios curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, em São Paulo (SP).

Com o intuito de fortalecer o debate que ajude a pensar propostas concretas de desenho e implementação de novos currículos para esta etapa da educação básica, o seminário busca dar um passo adicional na reflexão sobre a proposta de reestruturação do Ensino Médio do ponto de vista das exigências colocadas para as redes estaduais.

Além da necessidade de alterar a formação inicial e continuada de professores, a flexibilização curricular exigirá a formulação de soluções definitivas e eficientes para velhos problemas estruturais, que poderão impedi-la de sair do papel. O momento traz ainda uma real oportunidade para se repensar a lógica territorial da oferta educacional, convocando redes estaduais e municipais a uma integração muito mais forte.

Como inspiração, experiências de países que passaram por amplas reestruturações educacionais nos últimos anos estarão contempladas no programa do evento, que contará também com a participação de Claudia Costin, do Centro de Inovação em Políticas Educacionais (CEIP) – FGV/RJ, Elizabeth Fordham, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, João Marcelo Borges, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rossieli Soares da Silva, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para inscrição e mais informações, acesse o site do seminário: http://seminariocurriculo.org.br/.