Notícias

“Nunca me Sonharam” é exibido em Fortaleza

8 agosto 2017

No dia 26 de julho, o documentário “Nunca me Sonharam” foi exibido no teatro Antonieta Noronha, localizado na Secretaria Estadual de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Ceará. Após a exibição, houve um debate que contou com a presença de Davi Barros, coordenador de juventude do governo do Ceará, Leandro Borges, professor, Felipe Vieira de Lima, estudante e participante do filme, e Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco. Mais de 50 pessoas estiveram presentes no evento.

Durante a roda de conversa, Davi Barros chamou a atenção para a evasão escolar durante o ensino médio. “As políticas públicas precisam ter mecanismos para buscar esse jovem”, comentou. Leandro Borges defendeu que a escola precisa ser mais atrativa. “A escola precisa ter uma ligação com o aluno”, ressaltou o professor.

Já Felipe Vieira de Lima relatou que desejava não seguir o mesmo caminho que os pais. “Meus pais não estudaram porque desde muito cedo precisaram trabalhar para ajudar em casa”.  O desejo do rapaz era continuar estudando e ingrassar na faculdade. Atualmente, Felipe cursa administração.

Por fim, Ricardo Henriques propôs uma dinâmica pedindo para cada pessoa que estava presente na sessão contar qual imagem do filme foi a mais marcante. A diversidade das respostas apenas comprovou a hipótese do superintendente, de que o filme toca as pessoas em lugares diferentes, o que possibilita inúmeras identificações, interpretações e possibilidades de discussões. “Tivemos mais de 30 cenas citadas, cada um se sensibiliza em um ponto. É interessantíssimo perceber como o filme rebate em cada um”, finalizou Ricardo.