Projetos e iniciativas

Estudar Vale a Pena

O Estudar Vale a Pena (EVP) é uma ação de voluntariado do Instituto Unibanco e faz parte do Programa Voluntários Itaú Unibanco. Seu objetivo é estimular os estudantes de escolas públicas a refletirem sobre seu projeto de vida, ligado à permanência na escola e à conclusão do Ensino Médio, contribuindo para que construam novas visões e aspirações de futuro.

O programa é realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. A ação é desenvolvida por colaboradores do Itaú Unibanco e seus convidados, que participam de formação prévia e recebem o material de apoio para a realização de atividades com os estudantes nas escolas.

Em sala de aula, por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários estimulam a reflexão dos jovens sobre suas decisões de hoje e as consequências futuras.

A ação é estruturada em duas etapas. Na Etapa 1, inicia-se uma conversa sobre os desejos e os sonhos dos jovens, para a construção de opções de projetos de vida e trajetórias possíveis, que incluam a conclusão dos estudos. Já na Etapa 2, as discussões são ampliadas e abordam como concretizar alguns desejos com base em tomadas de decisão.

Alcance em 2016

Em 2016, a Etapa 1 do EVP foi realizada pela primeira vez no estado do Espírito Santo, nas cidades de Vitória, Vila Velha e Serra. No Ceará, aconteceu em Fortaleza; em Goiás, em três cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia; e em São Paulo em quatro municípios: Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo.

As atuações desta etapa em 2016 tiveram um aumento de 24% na participação de voluntários em relação ao período anterior. Em números: 1039 voluntários realizaram as atividades, em 58 escolas públicas, com 6856 estudantes de Ensino Médio.

Já a Etapa 2 foi realizada no estado de São Paulo, na capital paulista, em Diadema e em Guarulhos e contou com 92 voluntários que realizaram as atividades em 9 escolas, com 798 estudantes. A intenção é que, futuramente, a Etapa 2 seja expandida para os demais estados em que o programa está presente na Etapa 1.

Desde a criação do Estudar Vale a Pena em 2010 foram:

6.281


voluntários

mais de 60 mil


estudantes de Ensino Médio beneficiados

327


escolas