Projetos e iniciativas

Estudar Vale a Pena

O Estudar Vale a Pena (EVP) é a ação de voluntariado do Instituto Unibanco. Seu objetivo é estimular os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a refletir sobre os benefícios de concluir os estudos, contribuindo para que construam novas visões de futuro e valorizem o papel da educação na sua vida.

A expectativa é que os jovens, por meio do contato com as experiências de vida dos voluntários, deem continuidade aos estudos, seja no Ensino Superior ou em outros segmentos educacionais que façam sentido para os seus sonhos e projetos de vida.

O EVP já passou por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e atualmente está presente nos estados de Goiás, Ceará, Espírito Santo e São Paulo. Desde 2010, já beneficiou mais de 53 mil estudantes do Ensino Médio de 269 escolas, envolvendo 5.242 voluntários.

Como acontece

O Estudar Vale a Pena é realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. A ação é desenvolvida por colaboradores do Itaú Unibanco e seus convidados, que participam de formação prévia e recebem o material de apoio para a realização de atividades com os estudantes nas escolas.

Em sala de aula, por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários estimulam a reflexão dos jovens sobre suas decisões de hoje e consequências futuras, os caminhos para dar continuidade aos estudos e a influência da educação na renda e na empregabilidade.