A ação do Instituto Unibanco tem como foco incentivar estudantes a concluírem o Ensino Médio e projetar perspectivas de futuro

voluntariado

ESTUDAR VALE a PENA

 

DESDE 2010

 

6.281

voluntários

 

327

escolas

 

60 mil

estudantes do Ensino Médio beneficiados

 

O Estudar Vale a Pena (EVP) é uma ação de voluntariado do Instituto Unibanco e faz parte do Programa Voluntários Itaú Unibanco. Seu objetivo é estimular os estudantes de escolas públicas a refletirem sobre seu projeto de vida, ligado à permanência na escola e à conclusão do Ensino Médio, contribuindo para que construam novas visões e aspirações de futuro.

 

Em sala de aula, por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários – que são colaboradores do conglomerado -- estimulam a reflexão dos jovens sobre suas decisões de hoje e as consequências futuras.

 

A ação é estruturada em duas etapas. Na Etapa 1, inicia-se uma conversa sobre os desejos e os sonhos dos jovens, para a construção de opções de projetos de vida e trajetórias possíveis, que incluam a conclusão dos estudos. Já na Etapa 2, as discussões são ampliadas e abordam como concretizar alguns desejos com base em tomadas de decisão.

 

Em 2016, a Etapa 1 do EVP foi realizada pela primeira vez no estado do Espírito Santo, nas cidades de Vitória, Vila Velha e Serra. No Ceará, aconteceu em Fortaleza; em Goiás, em três cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia; e, em São Paulo, em quatro municípios: Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo.

 

As atuações dessa etapa em 2016 tiveram um aumento de 24% na participação de voluntários em relação ao período anterior. Em números: 1.039 voluntários realizaram as atividades, em 58 escolas públicas, com 6.856 estudantes de Ensino Médio.

 

A Etapa 2, por sua vez, foi realizada no estado de São Paulo, na capital, em Diadema e em Guarulhos e contou com 92 voluntários, que realizaram as atividades em nove escolas, com 798 estudantes. A intenção é que, futuramente, a Etapa 2 seja expandida para os demais estados em que a ação está presente na Etapa 1.

 

Desde 2010, quando o Estudar Vale a Pena foi criado, os voluntários já se encontraram com mais de 60 mil estudantes do Ensino Médio de 327 escolas, envolvendo 6.281 profissionais do grupo.