GESTÃO PARA EQUIDADE

Projetos selecionados na segunda edição do edital contemplam diversidade de contextos do País e aliam agenda da equidade de gênero à étnico-racial

>> O edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas lançou sua segunda edição em 2017. Além dos parceiros da primeira edição – o ELAS Fundo de Investimento Social, o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas –, a iniciativa passou a contar com o apoio da ONU Mulheres. O edital apoia técnica e financeiramente projetos que incentivem as jovens do Ensino Médio a se interessarem pelas áreas de exatas e ciências tecnológicas, que atuem na promoção de equidade de gênero e que busquem superar estereótipos nas escolas públicas.

 

As dez iniciativas selecionadas dentre as 113 inscritas receberão, cada uma, R$ 35 mil para o desenvolvimento de suas ações ao longo de 2018. As atividades propostas são variadas e envolvem capacitações em robótica, programação e desenvolvimento de games e aplicativos, construção de protótipos de geração de energia elétrica, aulas e debates sobre história de mulheres cientistas, oficinas de mídias digitais e software livre, experimentos com plantas medicinais, entre outras.

 

Os projetos contemplados são provenientes de sete estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Representam a diversidade cultural do País, ao irem além das regiões metropolitanas e contarem com jovens mulheres negras, indígenas e quilombolas entre as proponentes das atividades, aliando a agenda de equidade de gênero à étnico-racial.

10 PROJETOS SELECIONADOS ELAS NAS EXATAS – 2ª EDIÇÃO