PRINCIPAL PROGRAMA

JOveM
dE fUTuRo

Valorizando as boas práticas
e o diálogo com as juventudes

Em 2017, o Instituto Unibanco celebrou a ampliação da abrangência do Jovem de Futuro – principal programa da instituição –com o início das ações em um novo estado, o Rio Grande do Norte, e de sua consolidação nas outras cinco redes em que está presente.

>> A nova parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte levou o Jovem de Futuro para 143 escolas da rede, alcançando cerca de 147 mil estudantes. Outras 99 unidades serão incluídas nos próximos três anos. A iniciativa visa apoiar os gestores em educação no desafio de avançar nos resultados de aprendizagem e alcançar uma melhoria relevante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado.

 

Já o Espírito Santo, parceiro desde 2015, comemorou ao final de 2017 a conclusão do primeiro ciclo de três anos do programa em 143 escolas de Ensino Médio. Em dezembro, um evento de fechamento do período e celebração das conquistas foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Paulo Hartung e de mais de 330 gestores escolares, superintendentes e técnicos da rede pública.

 

Além do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo, o programa Jovem de Futuro continuou a vencer desafios, em parceria com as redes públicas, no Ceará, em Goiás, no Pará e no Piauí. No total, cerca de 800 mil estudantes e duas mil escolas participaram do programa nos seis estados em 2017.

 

Unidade da Federação Número de escolas Número de matrículas¹
Ceará 644 347.861
Espírito Santo 209 83.509
Goiás 604 181.751
Pará 149 74.660
Piauí 250 67.381
Rio Grande do Norte 143 46.949
1.999 802.110
¹Número de matrículas de 2017 baseado numa estimativa, calculada em cima do crescimento do número de matrículas de 2015 para 2016.

 

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional desenvolvida pelo Instituto Unibanco e implementada em escolas públicas do Ensino Médio em parceria com as secretarias estaduais de educação. O programa visa  melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes por meio do aprimoramento contínuo da gestão.

Jovens durante atividade dos Diálogos sobre Gestão Escolar, em Pirenópolis (GO)

DIÁLOGOS SOBRE GESTÃO

 

Um outro destaque do calendário de ações do Jovem de Futuro em 2017 foi a realização da segunda edição dos Diálogos sobre Gestão Escolar. Os encontros, realizados em cada um dos estados parceiros entre julho e outubro, reuniram estudantes com o objetivo de promover uma reflexão sobre a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.

 

A novidade da segunda edição do evento é que também foi incluída a participação de gestores, dirigentes regionais e supervisores, para ampliar o canal de diálogo com as juventudes.

 

No total, cerca de 3.700 pessoas, entre estudantes e gestores, participaram dos Diálogos nos seis estados.

Gestores escolares participam de seminário em Pirenópolis (GO)

SEMINÁRIOS ESTADUAIS

 

Entre novembro e dezembro, seminários regionais realizados em quatro estados parceiros (Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí) jogaram luz nas boas práticas de gestão das redes e promoveram o compartilhamento de conhecimento. Pela primeira vez, os encontros levaram profissionais de outro estado do programa para proporcionar a troca de experiências entre eles.

 

Antônio Souza, coordenador na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Educação do Ceará, participou do II Seminário Estadual de Gestores Escolares – Valorizando Experiências e Compartilhando Boas Práticas, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Pirenópolis (GO). Na ocasião, Souza relatou ao público ações da região do Cariri, sul cearense, voltadas à formação de líderes estudantis, à melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações, ao estímulo à leitura, entre outras.

 

No total, cerca de duas mil pessoas, entre técnicos das secretarias, gestores escolares e estudantes, participaram dos quatro encontros.