Seminários e eventos

Nos dias 2 e 3 de setembro de 2015, o Instituto Unibanco realizou o Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, com apoio do Insper e em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. O evento teve como objetivo promover a discussão em torno da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública e o diálogo entre a experiência brasileira e casos internacionais que alcançaram resultados relevantes de aprendizagem de seus estudantes.

Participaram do seminário cerca de 500 pessoas por dia, entre secretários estaduais e municipais de Educação, diretores de escolas, pesquisadores e representantes de fundações, institutos e organizações não governamentais que atuam na área da educação no Brasil e no exterior. Como resultado do encontro, o Instituto Unibanco está promovendo pesquisas e estudos para o aprofundamento de algumas inovações e soluções identificadas nos modelos internacionais, com o objetivo de gerar soluções para a gestão escolar no Brasil.

O seminário foi precedido de rodas de conversa que buscaram estimular uma reflexão sobre a capacidade da gestão de impactar a aprendizagem dos alunos. Foram realizadas quatro rodas, que abordaram os seguintes temas:

1) Os principais desafios do Ensino Médio refletidos na estagnação do Ideb

2) O impacto das metas de desempenho na qualidade da educação

3) As atribuições federais, locais e da escola na gestão educacional para resultados de aprendizagem

4) As estratégias de mobilização dos diversos atores da comunidade escolar para assumirem o compromisso com a aprendizagem dos estudantes

Saiba mais:

Instituto Unibanco e Insper realizam primeira roda de conversa sobre gestão escolar

Instituto Unibanco e Insper discutem impacto das metas na qualidade da educação durante 2ª Roda de Conversa

“Compromisso com a aprendizagem: estratégias para mobilizar os atores da escola” é tema da 4ª Roda de Conversa

Assista aos vídeos das Rodas de Conversa sobre Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem

Assista aos vídeos completos do Seminário de Gestão Escolar

Primeiro dia do seminário sobre gestão escolar compartilha experiências educacionais nacionais e internacionais

Ministro da Educação abre a programação do segundo dia do Seminário Internacional sobre gestão escolar

Folha de S.Paulo publica caderno especial sobre o Seminário de Gestão Escolar

Folha de S.Paulo faz cobertura especial de seminário internacional sobre gestão escolar

Em novembro de 2015, o Instituto promoveu em São Paulo o Colóquio Desafios Curriculares do Ensino Médio, que teve a participação de 150 representantes dos diversos segmentos envolvidos diretamente no debate sobre o currículo do Ensino Médio.

Quatro rodas de conversa prévias ao colóquio tiveram o objetivo de captar as percepções e visões desses diferentes segmentos. Participaram das rodas de conversa 65 representantes de organizações da sociedade civil, diretores e professores de escolas de Ensino Médio públicas e privadas de vários estados do país, estudantes do Ensino Médio de escolas participantes do projeto Jovem de Futuro e gestores estaduais (coordenadores) do Ensino Médio de 22 estados. Além das rodas de conversa, foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 especialistas e amplo levantamento documental.

Especialistas, acadêmicos e gestores públicos reunidos no Seminário Política Educacional Brasileira buscaram responder como tal política irá alcançar os resultados desejados. O evento, realizado em parceria com o Insper e o Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), aconteceu em agosto de 2015.

Saiba mais:

Insper, Instituto Unibanco e FGV/EESP reúnem especialistas para debater políticas públicas em educação

Instituto Unibanco, Insper e FGV debatem desafios do Plano Nacional de Educação