Nº 59 - jan.2020

GESTÃO

Produções audiovisuais para inspirar

o planejamento escolar

PARA SABER MAIS

início do ano letivo é sempre um momento propício para pensar em ações que possam promover reflexões sobre o cotidiano escolar, e produções audiovisuais, como filmes e documentários, podem servir como fonte de inspiração. Há várias que tratam do papel da educação, da escola e do professor no desenvolvimento dos jovens, em especial daqueles em situação de vulnerabilidade. Para utilizar esse recurso, além do YouTube e de serviços de streaming pagos, como o Netflix, Google Play, iTunes e outros, existem plataformas que permitem a exibição de filmes de forma gratuita. Uma delas é a brasileira Videocamp, desenvolvida pelo Instituto Alana, que inclusive organiza os filmes disponíveis em listas temáticas, para facilitar o uso das obras com fins didáticos.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica Paula Trajano de Araújo, do Colégio Estadual Liceu de Caucaia (CE), conta que utilizou o documentário Nunca me Sonharam pela primeira vez em 2017, assim que foi lançado.

“Organizei uma sessão através do Videocamp e exibi na reunião de professores. Foi um momento emocionante, pois o filme levou o grupo a refletir sobre a situação de desestímulo que nossos alunos apresentam, ocasionando assim o abandono escolar. Nossa escola está situada em uma área marcada pela vulnerabilidade dos jovens e com alto índice de abandono”, relata.

Ainda em 2017, com a ajuda do grupo de professores, organizou a exibição do filme para os alunos do 3º ano do Ensino Médio em três salas simultaneamente. “Foi muito bom porque os alunos se reconhecem nas dificuldades dos personagens, se identificam com as situações descritas e veem ali histórias de superação. Isso aumenta sua autoestima, pois o filme os leva a refletir sobre sua situação e lhes mostra saídas”, afirma a professora. “Até hoje exibimos esse filme na escola, sempre com o intuito de levantar a autoestima dos alunos e promover a reflexão sobre as causas do abandono escolar”, complementa.

Sites com sugestões de filmes e abordagens para aplicar na escola

>> Filmes de ficção e documentários ajudam a levantar questões importantes

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>> Plataformas permitem exibição gratuita de obras nacionais e internacionais

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>> Cinema pode ser ótima ferramenta para estimular a reflexão e o debate

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Confira, a seguir, sugestões de filmes que podem ser usados nas reuniões de planejamento e o tipo de discussão que podem suscitar

 

NUNCA ME SONHARAM

Ano: 2017 | Diretor: Cacau Rhoden | País: Brasil

O documentário retrata a realidade do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, a partir da visão de estudantes de oito estados do país e de educadores e especialistas. Revela as expectativas, angústias e sonhos dos jovens, apontando os desafios para os gestores e educadores, e evidenciando a ineficiência do atual sistema escolar em respondê-los. Ao abordar questões que interferem na trajetória dos estudantes, como racismo, machismo, exclusão socioeconômica e gravidez na adolescência, Nunca me Sonharam, uma produção da Maria Farinha filmes apresentada pelo Instituto Unibanco, ajuda a desmistificar a visão de que os jovens são resistentes à escola porque são desinteressados.

 

PRO DIA NASCER FELIZ

Ano: 2005 | Diretor: João Jardim | País: Brasil

O documentário é outra obra que retrata a realidade da educação pública brasileira, por meio principalmente da escuta ativa aos jovens e educadores, sem restringir sua investigação ao espaço escolar. Ao promover uma reflexão sobre como o contexto externo impacta em trajetórias individuais, no aprendizado e no relacionamento dentro do espaço escolar, a obra pode inspirar ainda mais educadores a entenderem o jovem não apenas como um aluno em sala de aula, mas como alguém que vive um momento intenso de sua trajetória individual, com angústias e esperanças sobre o presente e o futuro.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Ano: 2008 | Diretor: Laurent Cantet | País: França

Neste filme, François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes de famílias de origem asiática, africana e árabe em uma escola de Ensino Médio da periferia de Paris. Ele, no entanto, se depara com a falta de interesse dos jovens na escola, e com conflitos constantes. O filme pode fomentar o debate sobre estratégias para fomentar o diálogo entre alunos e docentes, sobre como lidar com a diversidade em sala de aula, e sobre como construir, especialmente em famílias de alta vulnerabilidade e vítimas de preconceito social, um senso de pertencimento à escola.

 

PRECIOSA

Ano: 2009 | Diretor: Lee Daniels | País: Estados Unidos

Este filme mostra a realidade da adolescente Claireece Preciosa Jones, de 16 anos, que é alvo de discriminação na escola por ser negra, obesa e por engravidar na adolescência. Preciosa acaba expulsa e vai para uma instituição educacional, onde uma professora, Mrs. Rain, a ajuda a enfrentar dificuldades e encontrar seu caminho por meio dos estudos. São vários os temas a ser explorados a partir deste filme: violência doméstica e sexual, preconceito, racismo, homofobia, bullying e falta de oportunidade.

 

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

Ano: 2014 | Diretor: Antonio Sagrado Lovato | País: Brasil

Com depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas, este documentário apresenta práticas educacionais inovadoras desenvolvidas em oito cidades brasileiras, que utilizam novas abordagens e ações para oferecer uma educação mais participativa, integrada com a comunidade, como contraponto ao decadente modelo tradicional de escola.

 

ÚLTIMAS CONVERSAS

Ano: 2015 | Diretor: Eduardo Coutinho | País: Brasil

Último documentário de Eduardo Coutinho, reúne entrevistas feitas pelo diretor com nove jovens do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro. Os estudantes falam sobre suas expectativas para o futuro, bullying, religião, família, entre outros temas. Embora não trate especificamente do tema educação, “Últimas Conversas” compõe um painel da juventude brasileira e ajuda a entender os dramas, angústias e anseios dos jovens atendidos pela escola pública.

A ONDA

Ano: 2008 | Diretor: Dennis Gansel | País: Alemanha

Baseado em fatos reais, o filme mostra um experimento sociológico iniciado por um professor com uma turma de alunos durante uma aula sobre autocracia. Com uma retórica envolvente, impõe à classe uma determinada postura, professa valores como disciplina e comunidade e se surpreende com o quão rapidamente os estudantes aderem ao movimento com características nazifascistas e os rumos que o experimento toma.

 

O QUADRO NEGRO

Ano: 2000 | Diretora: Samira Makhmalbaf | País: Irã

O filme narra a saga de dois professores que tentam alfabetizar crianças numa região montanhosa na fronteira entre o Irã e o Iraque. Andam de aldeia em aldeia, com um quadro negro nas costas (daí o título do filme), na tentativa de arregimentar alunos, o que é um desafio, já que a luta pela sobrevivência se sobrepõe.

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Aprendizagem em Foco é uma publicação quinzenal produzida pelo Instituto Unibanco.

Tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

 

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Produção editoriaL

Redação e edição Fabiana Hiromi, Antonio Gois e Carmen Nascimento;

Projeto gráfico e diagramação Estúdio Kanno; Edição de arte Fernanda Aoki