Notícias

Gestão em Educação Inclusiva é tema de formação no Piauí

O Instituto Unibanco e o Instituto Rodrigo Mendes – que atua na inclusão de pessoas com deficiência em escolas comuns – realizaram, nos dias 28 e 29 de novembro, o 1º Encontro formativo de gestão em educação inclusiva na Rede Estadual de Ensino do Piauí, em Teresina. A iniciativa buscou apoiar o planejamento e a organização da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Piauí e da Gerência de Educação Especial (GEE) a fim de implementar políticas e processos pedagógicos que considerem a transversalização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Participaram das atividades técnicos da Seduc, das secretarias regionais de educação e da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (SEID) do Piauí. A formação foi promovida pelo Jovem de Futuro, programa do Instituto Unibanco que tem como proposta o aprimoramento contínuo da gestão educacional pública na perspectiva da equidade, a fim de ampliar os resultados de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio e contribuir para sua permanência nas escolas.

De acordo com Marilucia do Espirito Santo, analista de articulação institucional do Instituto Unibanco, o evento focou na transformação das desigualdades educacionais e na corresponsabilização da educação inclusiva entre profissionais da secretaria de educação do estado e a sociedade em geral. “Com processos formativos como esse , conseguimos apoiar os gestores, estimulando-os a respeitar o tempo de cada estudante e evitar os julgamentos durante o processo de aprendizagem”, explica. 

Este foi o primeiro encontro de gestão em educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Piauí organizado pelo Programa Jovem de Futuro. O debate faz parte de um processo formativo de três encontros presenciais, seguidos por dois encontros virtuais que estão previstos para dezembro 2019 e fevereiro de 2020.