O Instituto

História

OS GRANDES MARCOS

2017

Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o jornal Folha de S.Paulo, é realizado o Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores.

Seminário Internacional Desafios curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação é realizado.

O documentário “Nunca me sonharam”, apresentado pelo Instituto Unibanco e produzido pela Maria Faria Filmes, é lançado.

É lançado o livro digital “Ser Diretor – uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras”.

É lançada a segunda edição do edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas, em parceria com o ELAS Fundo de Investimento Social, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres.

A segunda edição dos Diálogos sobre Gestão foi realizada nos estados parceiros, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem. No total, cerca de 3.700 pessoas, entre estudantes e gestores, participaram dos Diálogos nos seis estados.

Seminários regionais realizados em quatro estados parceiros (Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí) jogaram luz nas boas práticas de gestão das redes e promoveram o compartilhamento de conhecimento. Os quatro encontros reuniram, no total, cerca de 2.000 pessoas, entre técnicos das secretarias, gestores escolares e estudantes.

Nova parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte levou o Jovem de Futuro para 143 escolas da rede, alcançando cerca de 147 mil estudantes.

O Estudar Vale a Pena (EVP) é realizado, também, no Espírito Santo, em Goiás e no Ceará, além de São Paulo.

2016

Novamente em parceria com a Folha de S. Paulo e o Insper, o Instituto Unibanco promove o Seminário Internacional Caminhos para qualidade da educação pública: Impactos e Evidências.

É realizado, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio.

São realizados cinco IUHacks, jornadas intensivas de aprendizagem com jovens permeada pela tecnologia digital e com foco na gestão escolar, inspiradas nos hackathons.

São realizados, em conjunto com as Secretarias de Educação, Diálogos sobre Gestão Escolar. Mais de 1.900 estudantes dos cinco estados parceiros do Jovem de Futuro conheceram mais profundamente o modelo de gestão escolar proposto pelo projeto, os princípios, valores e resultados esperados, para depois expressarem de forma artística e literária as impressões sobre o tema.

2015

Começa nova fase do Jovem de Futuro no ES, PA e PI. ProEMI/JF segue no CE e em GO.

Em parceria com o Insper e a Folha de S.Paulo, promove o Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar.

É lançado o edital Gestão Escolar para a Equidade: Elas nas Exatas.

2014

É realizado o piloto da Etapa 2 do Estudar Vale a Pena em São Paulo (SP).

É lançada a linha de editais Gestão Escolar para a Equidade. A primeira edição tem como foco a questão racial.

2012

É iniciada a implementação em escala do ProEMI/JF em GO, CE, MS, PA e PI.

2011

Jovem de Futuro é articulado ao programa Ensino Médio Inovador, do MEC (ProEMI/JF).

2010

É realizado o primeiro piloto do programa Estudar Vale a Pena em São Paulo (SP).

2009

Jovem de Futuro é reconhecido como tecnologia educacional pelo MEC.

2008

Tem início a fase piloto do Jovem de Futuro em MG, RJ, RS e SP.

2007

Passa a focar sua atuação no Ensino Médio.

2002

Com o objetivo de obter maior impacto social, redireciona sua atuação para a educação, desenvolvendo projetos próprios.

1982

É fundado o Instituto Unibanco. Nessa primeira fase da organização, dedica-se durante anos ao apoio a projetos de terceiros, de diferentes áreas.