TOPO

CÁTEDRA

compartilhar

A cátedra Instituto Unibanco no Insper tem como objetivo promover pesquisa acadêmica sobre educação com foco no ensino médio. A atuação do Instituto está direcionada majoritariamente para essa etapa de ensino, que historicamente vem sendo menos estudada, alvo de poucas inovações e com desempenho frágil. É desejável que a pesquisa promovida contribua para o aprimoramento das políticas públicas de ensino médio no Brasil.

O Instituto Unibanco oferece condições ímpares para a promoção de pesquisa acadêmica, uma vez que conta com a maior parceria público-privada em educação no país – o programa Jovem de Futuro. O programa existe há mais de 10 anos e é avaliado desde o início. A partir de 2015 passou a ser estudado continuamente por um grupo formado por pesquisadores e gestores. A troca entre acadêmicos e gestores é uma engrenagem fundamental para se avançar mais rapidamente na educação.

Assim, há um caminho de mão dupla que fortalece a parceria com o Insper: a cátedra leva para dentro da universidade o conhecimento sobre educação gerado no ambiente de um programa real implementado em escala ao mesmo tempo em que a universidade traz para dentro do Instituto conhecimentos aplicados às perguntas relevantes para os gestores

A Cátedra Instituto Unibanco no Insper é liderada pelo economista Sérgio Firpo, que atua em três frentes de pesquisa: como a informação afeta a decisão dos agentes; mecanismos pelos quais atua um programa de sucesso (o Jovem de Futuro) e o papel do ensino médio na inserção do mercado de trabalho.

A cátedra apoia, de forma concreta, o compromisso do Insper com a produção de conhecimento aplicado comprometido com a solução de problemas reais das políticas públicas.

 

Pesquisas da Cátedra relacionadas ao Ensino Médio:

– Ensino Médio Técnico: remuneração e empregabilidade futura;
– Ocupações de Ensino Médio, evolução salarial e produtividade;
– Qualidade do Ensino Médio e efeitos a longo prazo sobre salários e escolha setorial.

 

Pesquisas da Cátedra relacionadas ao Programa Jovem de Futuro:

– Papel dos supervisores no clima e gestão escolares;
– Heterogeneidade dos efeitos: o papel das condições iniciais;
– Heterogeneidade dos efeitos: adesão diferenciada e escolhas dos gestores;
– Efeitos de longo prazo do Jovem de Futuro sobre emprego e renda.

 

 


 

SÉRGIO FIRPO

SÉRGIO FIRPO

Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco, Diretor de Pesquisa e Coordenador do Doutorado no Insper. Graduado e pós-graduado em economia pela UNICAMP, PUC-RJ e UC Berkeley, foi Professor da UBC, PUC-RJ e FGV-SP. É Pesquisador Associado do IZA, GLO, C4ED, UNU-Wider e Metricis. Em 2017 Sergio foi eleito Fellow da Econometric Society. Ele é pesquisador nível 1 do CNPq, membro de comitês consultivos de avaliação de fundações e organizações do terceiro setor e de órgãos do governo.

Cátedra Instituto Unibanco no Insper

<