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CENTRO DE PESQUISA

O Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE) é um grupo formado por pesquisadores e gestores para produzir e analisar evidências que levem ao aprimoramento das políticas públicas de educação. O foco de interesse é a gestão educacional e a produção toma como base a maior parceria público-privada em educação no país: o programa Jovem de Futuro. O objetivo é que os resultados de pesquisa contribuam para o avanço da gestão educacional no Brasil.

Há mais de uma década, o Instituto Unibanco e as redes públicas de ensino parceiras vêm implementando o programa Jovem de Futuro, avaliado por meio de experimento. Com a criação do CPTE em 2015, houve grande expansão da produção de evidências e análises sobre gestão educacional.

A parceria em torno do Jovem de Futuro com as redes públicas de ensino e com as universidades traz oportunidade ímpar à produção de conhecimento aplicado. Aproxima conhecimento tácito dos gestores ao conhecimento científico da academia. Os acadêmicos participantes contribuem com abordagens teóricas e ferramentas metodológicas variadas. Cabe ao CPTE conectar visões e análises para que se avance mais rapidamente em educação.

O CPTE é uma iniciativa de caráter apartidário e que preza pela autonomia intelectual. Valoriza o pensamento crítico e a explicitação de problemas ligados ao programa Jovem de Futuro e à gestão educacional. As pesquisas e avaliações são realizadas dentro de rigorosos parâmetros acadêmicos e normas internacionais.

O grupo é, atualmente, composto por quatro reconhecidos cientistas brasileiros nas áreas de Educação e Economia e mais cinco gestores do Instituto Unibanco. Para dar suporte ao trabalho, há uma equipe de produção composta por estudantes das universidades parceiras e colaboradores do Instituto.

Missão

Gerar e disseminar conhecimento relevante e aplicável, a partir do programa Jovem de Futuro, com foco na gestão das escolas e secretarias de educação, bem como produzir recomendações embasadas em análises e evidências que levem ao aprimoramento contínuo do programa e da educação pública brasileira.

 

Metodologia e dados

Os dados utilizados nas pesquisas são originários de fontes diversas que incluem o sistema de monitoramento do Jovem de Futuro, registros administrativos das redes de ensino, resultados das avaliações de aprendizagem, indicadores das Secretarias de Educação e do Ministério da Educação, além de coletas específicas.

É incentivada a adoção de metodologias de natureza qualitativa e quantitativa, assim como abordagens e teorias variadas.

 

Produção e públicos

O Centro produz:

  • relatórios e notas técnicas das avaliações realizadas pelos pesquisadores, com detalhamento da metodologia aplicada e dos resultados
  • estudos de caso
  • artigos científicos
  • artigos com recomendações técnicas para políticas públicas (policy papers)
  • newsletters

Esses produtos se destinam ao público nacional e internacional, com foco em gestores e servidores públicos, demais profissionais da educação, acadêmicos e jornalistas.

 

 

Conheça mais sobre os pesquisadores e suas produções

ROADSHOW EM STANFORD - FEVEREIRO DE 2020

ROADSHOW EM STANFORD - FEVEREIRO DE 2020

Em fevereiro de 2020, a equipe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação realizou uma visita ao “Lemann Center for Entrepreneurship and Educational Innovation in Brazil”, na Universidade de Stanford, para a troca de experiências sobre os desafios da Educação Pública brasileira e possíveis soluções. Após esse encontro, estabeleceu-se uma parceria na qual o escopo prevê pesquisas e produção de artigos em conjunto.

JORNADA DO CONHECIMENTO INSTITUTO UNIBANCO - OUTUBRO DE 2019

JORNADA DO CONHECIMENTO INSTITUTO UNIBANCO - OUTUBRO DE 2019

Um espaço no qual pesquisadores do CPTE puderam debater estudos e pesquisas elaboradas por convidados externos. O evento contou com a participação da pesquisadora Gabriela Lotta, professora da FGV (Fundação Getútlio Vargas), que apresentou o trabalho “Pesquisa completa sobre a Implementação do Novo Ensino Médio em 2018”.

CONGRESSO DA UNIÃO EUROPEIA - MARÇO DE 2019

CONGRESSO DA UNIÃO EUROPEIA - MARÇO DE 2019

O grupo de pesquisadores do CPTE participou de seminário no Joint Research Centre (JRC), o órgão independente de pesquisa científica da Comissão Europeia voltado ao estudo de políticas do bloco ao longo de todo o ciclo político. O JRC tem seis unidades em cinco países da UE ( Bruxelas e Geel na Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha), onde desenvolvem pesquisas e avaliações para subsidiar políticas em diversas áreas, como economia, energia e transporte, meio ambiente e mudanças climáticas, inovação, saúde e segurança alimentar,  todos com alto rigor metodológico.

O objetivo da participação do CPTE foi apresentar a estratégia de uso de evidências do grupo, articular possíveis parcerias para desenvolvimento de pesquisas e debater sobre políticas públicas em educação nos seminários organizados conjuntamente com o JRC. Do grupo de pesquisadores do CPTE participaram: Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho e Ricardo Madeira.