TOPO

NÚCLEO CIÊNCIA PELA GESTÃO EDUCACIONAL

O Núcleo Ciência pela Gestão Educacional é uma parceria do Insper com o Instituto Unibanco voltada para aproveitar e direcionar a capacidade cientifica no Insper em apoio a:

  • Identificar e certificar boas práticas voltadas à promoção de melhorias na gestão educacional;
  • Compreender as relações entre gestão, funcionamento e resultados educacionais;
  • Decifrar e validar modelos de mudança de ações que objetivam aprimorar a gestão de redes públicas de ensino​;
  • Aperfeiçoar as ações já existentes e desenvolver novas ações ou componentes dirigidos​ à melhoria da gestão educacional.

O Núcleo foi lançado em novembro de 2020 durante o webinar “A importância de aspectos sistêmicos para uma gestão educacional eficiente”. Confira como foi o evento:

Esse trabalho parte da análise do programa Jovem de Futuro, que há mais de 10 anos disponibiliza para as escolas e para as redes uma metodologia e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão, mas visa também alcançar outras experiências com intervenções em gestão educacional a fim de se produzir e aprimorar o conhecimento sobre a relação entre gestão e aprendizado.

Dessa forma, o Núcleo contribui teórica e empiricamente na construção de modelos para a relação entre melhorias na gestão, funcionamento escolar e desempenho educacional, avaliando a eficácia, efetividade e eficiência de ações e programas existentes e quais mecanismos levam ao sucesso ou insucesso.

Além disso, o Núcleo tem como objetivo promover o intercâmbio com outros centros de professores e alunos, promovendo oficinas e debates o tema.