Notícias

Institutos e fundações apresentam soluções para educação na 1ª Mostra GIFE de Inovação Social

Na última quarta-feira, 11 de setembro, o Instituto Unibanco participou do “Encontro de Fazedores: conhecimento e inserção cidadã”, promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). A oficina integra as atividades da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social, que acontece em São Paulo (SP). Instituto Natura, Fundação Itaú Social e Fundação Bradesco também marcaram presença no encontro.

Na ocasião, Alan Meguerditchian, coordenador de avaliação e pesquisa do Instituto, teve a oportunidade de apresentar a abrangência e escala do “Jovem de Futuro”. Lançado em 2007, o programa tem como proposta o aprimoramento contínuo da gestão educacional pública, a fim de ampliar os resultados de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio e contribuir para sua permanência nas escolas.

Segundo o especialista, a iniciativa promove o diálogo entre as instâncias educacionais, colocando o aluno no centro do planejamento e das ações realizadas. “Nos últimos dez anos, o Jovem de Futuro contribuiu com um aumento de cinco pontos (em média) em Língua Portuguesa e Matemática na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), impactando diretamente as vidas de 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas em 11 redes estaduais de ensino: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo”, completa.

A 1ª Mostra GIFE de Inovação Social, apoiada pelo Instituto Unibanco, segue até o dia 17 de setembro no Centro Cultural São Paulo. Com entrada gratuita, oferece atividades colaborativas como oficinas, visita guiada e roda de ideias.

Na exposição, o visitante é levado a contemplar quase 300 soluções no campo da inovação social, desenvolvidas pelo Brasil todo. É possível também interagir com um painel que relaciona as iniciativas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para mais informações, acesse mostra.gife.org.br.