TOPO

Ceará inicia 2º semestre letivo da rede estadual de ensino

14/08/2020 | Editado em 14/08/2020 16:11

Todas as atividades permanecem em formato remoto devido à pandemia de COVID-19

Em anúncio virtual realizado no dia 3 de agosto, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, declarou aberto o 2º semestre letivo da rede estadual de ensino. Diante das medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), todas as atividades se mantém exclusivamente de forma remota, seguindo um planejamento de ações que tem por objetivo preservar o processo de ensino e aprendizagem, além da saúde e segurança dos estudantes, seus familiares e profissionais da rede. O início das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (10) e seu formato à distância segue por tempo indeterminado.

Durante a primeira semana do mês, a Secretaria da Educação (Seduc-CE) realizou uma Jornada Pedagógica para as mais de escolas estaduais, com foco no planejamento do semestre. Para a otimização das estratégias desenvolvidas nos campos pedagógico e administrativo, os gestores e professores contaram com ajuda das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Unibanco, responsável pelo programa Jovem de Futuro, que tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. Desde que foi implementado no Ceará, em 2012, em parceria com a Seduc, observou-se um importante avanço na nota IDEB do estado, de 3,35 (2013) para 3,84 (2017), com aumento em seus índices de aprendizagem e aprovação em todo seu território, alcançando a 4ª colocação no ranking IDEB.

Parcerias no estado

Para as atividades do segundo semestre, a Seduc realizou parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fundação Roberto Marinho para exibição do Programa Vamos Aprender, com teleaulas exibidas em emissoras locais.

Em relação à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a plataforma Enem na Rede disponibilizará aulas em vídeo, além de materiais gratuitos estruturados com teoria e exercícios referentes aos temas. Já o concurso de redação Enem Chego Junto Chego a 1.000, promovido em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), apoia alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na prática da escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo, para que desenvolvam as competências exigidas no exame para a prova de redação.

Em outra vertente, a Seduc promoverá a ação Enem Mix, também em parceria com a FDR, com aulões virtuais entre os meses de agosto e dezembro. Serão abordados assuntos relativos às áreas de conhecimento do Enem, além de dicas para redação e palestras motivacionais.