Notícias

O novo Observatório de Educação está no ar!

Acaba de ser disponibilizada uma versão atualizada do Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão, centro on-line de referências e análises que organiza e disponibiliza dados, documentos e acervo audiovisual com foco em Ensino Médio e Gestão em Educação. Desenvolvida e mantida pelo Instituto Unibanco, a plataforma reúne mais de 14 mil documentos, selecionados a partir de uma curadoria criteriosa, e pode ser acessada gratuitamente pelo endereço: observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br.

Por meio de um sistema de busca intuitivo, com a possibilidade de filtragem dos assuntos por tipo, localidade, data e outros, a plataforma permite a visualização e o download de arquivos. E, mediante cadastro de perfil, é possível “favoritar” documentos e criar coleções próprias, agrupando itens que ficarão salvos para consultas no futuro.

 “Com o Observatório, pretendemos facilitar o acesso e a interpretação dos dados educacionais não somente aos profissionais da área, mas também a qualquer cidadão que se interesse pelo tema. Acreditamos que a plataforma possa contribuir para o debate sobre elaboração de políticas públicas e gestão escolar e para a construção de um ambiente transformador na educação pública brasileira”, explica Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

A versão atualizada do Observatório de Educação coleta informações de diferentes fontes (órgãos oficiais, imprensa, periódicos, entre outros), organizadas em oito seções:

  • Em debate –  apresenta coleções e conteúdos multimídia categorizados em quatro temas: gestão, equidade, juventudes e currículo. Reúne materiais produzidos por organizações sociais e acadêmicos com as principais questões que movimentam o mundo da educação;
  • Educação em números por meio de análises integradas, que fazem o diagnóstico e acompanhamento de indicadores para apoiar no dia a dia da gestão educacional, disponibiliza dados educacionais, sociais e demográficos apresentados de forma visual e interativa. Desempenho escolar, evasão, e abandono, bem como desigualdade racial e de gênero, são alguns dos temas presentes nesta seção;
  • Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC) – com mais de 10 mil documentos sobre gestão e Ensino Médio produzidos por fontes nacionais e internacionais, o Cedoc permite a consulta dinâmica de livros, artigos, teses e legislações.
  • Panorama dos territórios – produz um raio-x da educação pública brasileira no Ensino Médio, a partir de informações socieconômicas e educacionais de cada estado;
  • Luz, Câmera, Gestão apresenta webséries temáticas construídas a partir da perspectiva de atores relevantes do campo da educação. Entre elas, está a série de entrevistas com ex-ministros da Educação do Brasil, em que descrevem os desafios enfrentados em seus mandatos.
  • Banco de soluções – aborda os desafios do cotidiano da educação pública, trazendo experiências relevantes de gestores, coordenadores, professores e estudantes;
  • Radar de imprensa – trazuma seleção diária de notícias, reportagens e artigos sobre educação publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil, além de análises mensais sobre os temas em destaque na imprensa;
  • Eventos –agenda de eventos organizados por diferentes atores com foco em Ensino Médio e gestão com a possibilidade de filtros por temática, período, localidade e tipo.

Acesse observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br, faça suas pesquisas e analise os dados sobre a educação brasileira!