Rede de Geração de Conhecimento

A Rede de Geração de Conhecimento em Gestão Educacional foi constituída em 2016 pelo Instituto Unibanco para estudar e avaliar o principal programa da instituição – o Jovem de Futuro. Com enfoque multidisciplinar e multimétodo, o grupo é formado por pesquisadores parceiros atuantes nas áreas de economia, educação e ciência política, além de contar com a participação dos gestores do próprio Instituto Unibanco.

Sua intenção é aprender e colocar em diálogo conhecimentos decorrentes de investigações científicas e aqueles oriundos da vivência e experiência na implementação do programa. Tal arranjo só é possível devido ao acúmulo de 10 anos de informações sobre o programa, já que desde 2007 o Jovem de Futuro é avaliado experimentalmente.

Podemos afirmar que ao longo de dez anos a avaliação de impacto cumpriu seu papel principal de manter a transparência sobre os efeitos gerados pelo programa. O Instituto Unibanco entende que o uso da avaliação de impacto combinado a outros métodos e fontes de informação é fundamental para que sejam concebidas ações de aprimoramento.

Assim, visando aumentar a potencialidade do uso do conhecimentos científicos e associá-los ao amplo leque de dados e conhecimentos tácitos existentes, foi desenvolvida e consolidada a Teoria da Mudança que baseia o Jovem de Futuro, fato que permitiu a formalização de uma agenda de pesquisas para verificação dos efeitos e relações causais previstos pelo programa.

A consolidação da Rede de Geração de Conhecimento em Gestão Educacional propiciou o alinhamento dos olhares de todos os atores para questões de interesse, fortalecendo o diálogo. Como resultado, podemos afirmar que hoje a Teoria da Mudança congrega a agenda de avaliações desenvolvidas pelo Instituto Unibanco e efetiva o diálogo entre pesquisadores e gestores, gerando aprendizados a partir da integração de conhecimentos.

Abaixo, conheça os pesquisadores que compõem a Rede de Geração de Conhecimento em Gestão Educacional e suas produções.

Fernando Abrucio
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do curso de graduação em Administração Pública da FGV-SP. É colunista quinzenal do jornal Valor Econômico e tem um programa na rádio CBN. É consultor de governos no Brasil, de instituições internacionais e ONGs. Autor de livros e artigos diversos. É membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.

Ricardo Madeira
Professor de Economia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ph.D. em Economia pela Universidade de Boston, é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador em Microeconomia Aplicada, Economia da Educação e Avaliação de Políticas Educacionais. É consultor de Educação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ricardo Paes de Barros
Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.

Sérgio Firpo
Professor-titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Estatística e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. É membro da Econometric Society. Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA) e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social.

Telma Vinha
Pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. Autora de livros e artigos diversos.