Gestão para equidade

 

Valorizando

a diversidade

na escola

 

Por meio de parcerias, o Instituto Unibanco apoia projetos que contribuem para promover a equidade de gênero e de raça no Ensino Médio

 

A melhoria da educação brasileira depende, em grande parte, da redução das situações de desigualdade ainda muito presentes na rede pública de ensino. Por isso, o Instituto Unibanco (IU) estimula a implementação de iniciativas que reconheçam e valorizem as diferenças no ambiente escolar, de forma a aproveitar o potencial de transformação da diversidade na educação.

 

Com esse objetivo, em 2016 o IU manteve sua linha de editais Gestão Escolar para a Equidade. No âmbito do edital Elas nas Exatas, cujo foco é contribuir para a redução das desigualdades de gênero na educação, em especial em relação ao estímulo para o envolvimento das meninas nas ciências exatas e naturais, os 10 projetos selecionados colocaram em prática suas propostas.

 

As atividades giraram em torno dos seguintes temas: trajetória histórica das mulheres em ciências e tecnologia; carreiras de mulheres em áreas científicas e tecnológicas; divulgação científica e mídia: imagens de gênero e ciências e tecnologia; e transmissão de tecnologia.

 

Em 2016 também foi lançada a segunda edição do edital Juventude Negra, que identifica iniciativas voltadas para enfrentar as desigualdades raciais na escola e melhorar a qualidade da educação de jovens negros e negras. O anúncio dos 10 projetos selecionados foi feito durante seminário realizado em outubro, em São Paulo.

 

Educação inclusiva

O IU e o Instituto Rodrigo Mendes realizaram em parceria o programa de formação de professores “Ensino Médio Inclusivo – Construindo uma Escola para Todos” com educadores de MG e PE.

 

Participaram 219 professores, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio, diretores das unidades escolares e técnicos das duas secretarias estaduais de educação. Além de promover reflexões e apoiar o desenvolvimento de intervenções locais dentro da perspectiva inclusiva, a iniciativa também colaborou com as equipes das secretarias no planejamento de políticas públicas para garantir acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes da educação especial.

PROJETOS SELECIONADOS PELOS EDITAIS

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR
PARA EQUIDADE:

JUVENTUDE NEGRA

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR

PARA EQUIDADE:

ELAS NAS

EXATAS

<  VOLUNTARIADO

COMUNICAÇÃO  >

 

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR
PARA EQUIDADE:

JUVENTUDE NEGRA

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR

PARA EQUIDADE:

ELAS NAS

EXATAS

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR
PARA EQUIDADE:

JUVENTUDE NEGRA

 

 

EDITAL

GESTÃO ESCOLAR

PARA EQUIDADE:

ELAS NAS

EXATAS