Principal projeto do Instituto Unibanco, o Jovem de Futuro foi concebido em 2007 como uma tecnologia educacional para o aperfeiçoamento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio em escolas públicas.

 

Em parceria com as secretarias estaduais de educação, o programa oferece assessoria técnica, formação, instrumentos e sistemas aos diversos agentes e instâncias gestoras. Análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio, metodologias pedagógicas e trocas de experiências entre os profissionais estimulam e contribuem para o aprimoramento da gestão da escola, das regionais e da execução da política de Ensino Médio.

 

Com o objetivo de manter os estudantes na escola e garantir que eles aprendam os conteúdos esperados no tempo adequado a cada série do Ensino Médio, o Jovem de Futuro estabelece metas específicas para cada estado, que são então desdobradas para as regionais e para as escolas. Com base nessas metas, os agentes educacionais fazem um diagnóstico do seu contexto e um plano de ação.

 

Para contribuir com o alcance das metas, os profissionais envolvidos no projeto participam de oficinas e formações para relacionar o conceito da metodologia de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com suas práticas escolares.

 

Enquanto isso, as secretarias de educação dos estados envolvidos recebem instrumentos e análises para melhorar o fluxo de decisão nos diferentes níveis da gestão pública e ampliar a corresponsabilização dos diferentes atores e instâncias com os resultados gerados e, especialmente, com os processos que os geram.

 

Para o IU, a gestão escolar desempenha papel central na organização e articulação de processos e recursos disponíveis. Representa, portanto, elemento-chave na constituição de uma escola em que todos tenham seu direito de aprender garantido, reduzindo desigualdades e valorizando a diversidade.

 

Em 2016, foram desenvolvidas ações do Jovem de Futuro nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí. Ao todo, 958 escolas públicas participaram do projeto, beneficiando mais de 331 mil estudantes, segundo dados do Censo Escolar de 2016.

 

Agenda de Juventudes

Em 2016, o Instituto Unibanco ampliou suas ações com os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas dos estados participantes do Jovem de Futuro com o intuito de envolvê-los com a gestão escolar, acreditando que esse é um caminho para aumentar o impacto positivo na aprendizagem e na permanência do jovem na escola.

 

Foram realizados, em conjunto com as secretarias de educação, Diálogos sobre Gestão Escolar, em que mais de 1.900 estudantes dos cinco estados parceiros do Jovem de Futuro  conheceram mais profundamente a proposta e o modelo de gestão escolar, seus princípios, valores e resultados esperados, para depois expressarem de forma artística e literária suas impressões sobre o tema.

 

Em oficinas de cartazes, cartas-documento, letras e rimas, fanzines, programas de rádio e vídeo-reportagens, os grupos de trabalho produziram obras que foram apresentadas para todos os participantes.

 

Também em 2016, o IU organizou cinco IUHacks, jornadas de aprendizagem com duração de 30 a 36 horas, de sábado de manhã até o final da tarde de domingo. Cerca de 50 estudantes de cada um dos cinco estados parceiros do Jovem de Futuro “acamparam” por uma noite na escola escolhida para receber a maratona tecnológica.

 

Nos IUHacks, o objetivo foi fortalecer a gestão escolar democrática e participativa nas escolas. A proposta de cada encontro era criar um ambiente instigante, dinâmico e descontraído para que os estudantes pudessem pensar em soluções utilizando a tecnologia a favor da gestão escolar e da aprendizagem.

O Instituto ampliou suas ações com os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas com o intuito de envolvê-los com a gestão escolar

Nossa tecnologia educacional

JOVEM DE FUTURO

Em 2016, foram realizadas 32 formações com gestores escolares, supervisores, dirigentes regionais e formadores das secretarias estaduais de educação, que somaram 468 horas de cursos e oficinas