Ricardo Henriques

Superintendente Executivo

Evidências a serviço

da gestão da educação

Além da comprovação do impacto positivo do Jovem de Futuro na aprendizagem, 2016 foi um ano de ampliação do diálogo e da participação

Ao compartilhar os resultados da avaliação de impacto do Jovem de Futuro, nosso principal projeto, demonstrados por uma metodologia de avaliação considerada inovadora para a área de políticas educacionais, podemos afirmar que 2016 foi o ano em que o Instituto Unibanco colocou na agenda pública o debate sobre o uso de evidências para o aprimoramento das políticas públicas e, consequentemente, para assegurar o aprendizado de cada estudante.

 

A gestão escolar, que coloca o estudante no centro da sua atuação, tem mostrado, na prática, que dá resultado e impacta na aprendizagem dos jovens do Ensino Médio. É o que aponta o estudo que divulgamos em 2016 sobre o Jovem de Futuro, implementado em parceria com as secretarias estaduais de educação. Ao final de três anos de realização do projeto, medimos o desempenho acadêmico dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, e o resultado apontou um impacto positivo de cinco pontos na escala Saeb em ambas as disciplinas.

 

Ao longo do ano, também organizamos diversos seminários para estimular a reflexão sobre a importância de levar em consideração as evidências científicas  para a tomada de decisão dos gestores educacionais. Assim, reunimos nesses fóruns mais de 6 mil participantes, desde secretários de educação até estudantes, incluindo pesquisadores, professores, diretores de escolas, representantes de movimentos sociais e ONGs. Ao conectar pessoas de diferentes mundos para participar do debate educacional, ampliamos a escuta atenta às muitas vozes, na certeza de que os caminhos para a melhoria da educação pública são múltiplos e que o diálogo é imprescindível.

 

Em nossa agenda com estudantes, realizamos encontros para discutir a participação e a potência deles em fazer diferença na gestão das escolas e nas reflexões em prol da melhoria do cotidiano escolar. Organizamos também maratonas tecnológicas com oficinas para estimular os alunos a desenvolverem soluções criativas para os desafios cotidianos de suas escolas. A cada encontro, cheios de energia e criatividade e com mais de 2 mil jovens dos cinco estados participantes do Jovem de Futuro, reafirmava-se em nós a certeza do papel crucial deles para a transformação da educação deste país.

 

Acima de tudo, contamos sempre com nossas parcerias, que também se ampliam  para o lado de instituições de referência, por meio de editais, formações e seminários, para avançarmos a discussão e a ação sobre as desigualdades raciais e de gênero na educação e a promoção da educação inclusiva. Seguimos na construção de caminhos para valorizar a diversidade, importante valor para nós, do Instituto.

 

Por tudo isso, é gratificante compartilhar os resultados de nosso investimento e nossa dedicação, que acreditamos contribuir para acelerar as transformações na educação pública do país.