CONSED

 

>> Em 2017, o Instituto Unibanco não só deu continuidade como fortaleceu a parceria institucional com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Com o objetivo de contribuir com a qualificação dos técnicos das secretarias estaduais, apoiamos técnica e/ou financeiramente quatro grupos de trabalho (GTs) da organização (Avaliação, Ensino Médio, Financiamento e Gestão Escolar), que desenvolvem ações voltadas à reflexão sobre a prática, ao compartilhamento de experiências e de pesquisa. São eles:

 

GT Avaliação: é voltado ao aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica e estudo da possibilidade de integração das avaliações estaduais e federais.

 

GT Ensino Médio: tem entre seus objetivos contribuir com a formação técnica das equipes das secretarias e promover o debate e a construção de desenhos curriculares para o Ensino Médio.

 

GT Financiamento: é direcionado ao compartilhamento de conhecimento sobre o nível e a qualidade do gasto em educação nos estados brasileiros. Desenvolve pesquisa e oficinas sobre despesas em educação em geral e gastos com pessoal em particular.

 

GT Gestão Escolar: realiza diagnósticos da estrutura organizacional de gestão escolar nas redes estaduais, identifica modelos de gestão e dissemina boas práticas.

 

Curso conta com a participação de técnicos das 26 secretarias estaduais de educação e do DF

 

Foco nas politicas públicas

 

>> Dentre as iniciativas promovidas no âmbito desses GTs do Consed em 2017, está o Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio, realizado em conjunto com o Insper e Itaú BBA. Lançado em junho de 2017, o curso visa apoiar os técnicos das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil, no desafio das mudanças apontadas pela lei 13.415.

 

O curso de aperfeiçoamento é composto de sete módulos, somando um total de 180 horas de aulas presenciais no Insper, em São Paulo, além de incluir o desenvolvimento de trabalhos a distância. Em 2017, foram realizados quatro destes.

 

Nos debates em sala de aula, os participantes elencaram como principais desafios para implementação da lei que propõe novos caminhos para o Ensino Médio: a organização do currículo por competência, as possíveis novas formas de avaliação, a formação dos professores, os programas de materiais didáticos, a configuração das redes e os seus problemas estruturais (infraestrutura, recursos humanos, gestão e financiamento).

 

Os cursistas também estiveram presentes nos dois seminários internacionais promovidos pelo Instituto Unibanco: Desafios curriculares do Ensino Médio (em junho) e Caminhos para a qualidade da educação pública (em setembro).

 

Em 2018, serão realizados os três módulos restantes e a entrega dos certificados está prevista para agosto, quando os trabalhos finais serão apresentados para todo o grupo - um compartilhamento de aprendizados adaptados ao contexto de cada técnico.