Da esq. p/ dir.: Felipe Lima, Thaianne Santos, Gabriel Medina, Sthaycie Oliveira e Gabriel Ferreira apontam ganhos e riscos da reestruturação do Ensino Médio durante seminário

CURRÍCULO

Terceira edição da série de seminários organizados para debater sobre desafios curriculares do Ensino Médio, o evento contemplou diversidade de atores envolvidos na discussão

>> Contribuir com o debate sobre as mudanças curriculares propostas pela lei 13.415 no Ensino Médio e a construção de novas possibilidades de trajetórias para os estudantes desta etapa foi o objetivo do Seminário Internacional Desafios curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, realizado em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22 de junho.

 

A programação procurou contemplar a diversidade de atores e de visões que fazem parte da discussão. Incluiu painéis compostos por estudantes, secretários estaduais de Educação, diretores e professores, pesquisadores e representantes de organizações do Terceiro Setor.

 

Um dos pontos altos do evento foi a mesa composta por jovens, que reconheceram os ganhos da proposta de flexibilização de trajetórias para o currículo do Ensino Médio, mas apresentaram com clareza suas ressalvas. “A flexibilização é interessante, mas me dá um pouco de medo. Como eu vou saber que minha escolha vai ser respeitada?”, questionou Thaianne Santos, ex-aluna do Ensino Médio da rede pública carioca.

 

Vale destacar ainda as experiências internacionais apresentadas no encontro e que enriqueceram o debate. Daniel Franco, da Secretaria de Educação Pública do México, falou sobre a reforma do Ensino Médio em curso naquele país há quatro anos, que incluiu a construção de um novo currículo. Veronica Labra, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Curricular do Ministério de Educação do Chile, apresentou uma síntese das diversas alterações realizadas no currículo da Educação Básica chilena e dos aprendizados adquiridos ao longo do percurso, como a necessidade de envolvimento de professores e estudantes para sua efetiva implementação.

SEMINÁRIO NA MÍDIA