Luciana Sousa, gestora da EEEFM Antônio Batista Belo de Carvalho, de Santarém (PA), uma das retratadas no livro Ser Diretor

FOTORREPORTAGEM

 

>> Um retrato – em fotorreportagem – do dia a dia de 30 gestores escolares como uma forma de homenagear esses profissionais que desempenham papel fundamental na garantia do direito à educação. É esse o teor do livro digital “Ser Diretor – uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras”, lançado em setembro de 2017. A obra, texto e fotos, é assinada pelo premiado fotógrafo e curador Eder Chiodetto.

 

A publicação é composta por entrevistas e imagens de diretoras e diretores de seis estados parceiros do programa Jovem de Futuro. Chiodetto viajou a 27 cidades, jornada que resultou em quase quatro mil fotografias e muitas horas de conversa, que, editadas, deram origem a “Ser Diretor”. No posfácio, ele explica o processo criativo que orientou a seleção de imagens e a produção dos textos: “(...) era necessário descrever cenas que presenciei pelo viés do olhar fotográfico para as minúcias do entorno, criando assim um cenário que envolvesse a voz dos diretores. Numa operação cruzada, as fotografias ambicionam se tornar uma crônica narrativa e os textos aludem ser imagens”.

 

O livro integrou as ações que marcaram os 35 anos do Instituto Unibanco.

NÚMEROS DE SER DIRETOR

 

6.590 km percorridos

 

30 escolas públicas

6 estados

27 cidades

3.686 fotografias

25 horas de entrevistas

349 downloads

até  31.12.2017

 

SER DIRETOR PODE SER LIDO E BAIXADO EM:

 

 

No site, também estão disponíveis
as versões em inglês e espanhol da publicação.