GESTÃO PARA EQUIDADE

Parcerias promovem formação de gestores e educadores para uma escola mais inclusiva

>> Desde 2016, o Instituto Rodrigo Mendes é apoiado pelo Instituto Unibanco no programa de formação de professores e gestores Ensino Médio Inclusivo – Construindo uma Escola para Todos. O objetivo é estimular o desenho/implantação de políticas públicas para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, incentivando também o desenvolvimento de projetos de intervenção local junto à comunidade escolar.

 

AVALIAR PARA MELHORAR

Também em 2017, a Ação Educativa promoveu o uso combinado das metodologias “Educação e Relações Raciais” e “Nepso – Nossa Escola Pesquisa sua Opinião” em 94 escolas de Ensino Médio de Minas Gerais, como parte da implementação e do monitoramento participativo das metas 3, 7 e 8 do Plano Nacional de Educação.

O uso assistido da metodologia Educação e Relações Raciais envolve o diagnóstico sobre estratégias de promoção da igualdade racial na educação, a formação de gestores, professores e conselhos para a aplicação dos Indicadores da Qualidade em Educação – Relações Raciais na Escola e a promoção do intercâmbio entre as unidades educacionais. Já a Nepso propõe a disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas.

Vídeo produzido pelo Instituto Rodrigo Mendes sobre o curso Ensino Médio Inclusivo.

IMPACTOS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INCLUSIVO

 

243

educadores formados de 13 diretorias de ensino

 

23.685

estudantes

 

3.886

familiares beneficiados