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GESTÃO PARA EQUIDADE
>> 2017 foi o ano em que os projetos selecionados pelo segundo edital Gestão Escolar para Equidade: Juventude Negra colocaram a mão na massa. Desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Baobá - Fundo para Equidade Racial e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o edital visa contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras na rede pública de Ensino Médio.
O ponto alto no ano passado foi a realização do encontro formativo em setembro, que reuniu por três dias 20 representantes das iniciativas selecionadas, vindos de sete estados em São Paulo (SP). Na ocasião, eles apresentaram o andamento das ações desenvolvidas até ali, tiveram a oportunidade de encontrar sinergias entre si e desafios comuns, além de debater com maior profundidade questões sobre equidade racial com interlocutores externos convidados. As dificuldades das escolas para trabalhar com a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e o potencial da educomunicação para abordar equidade racial foram alguns dos temas debatidos.
“Romper o racismo é muito difícil tanto entre os professores quanto entre os estudantes”, observou Renato Padilha, diretor do Instituto de Educação Carmela Dutra, do Rio de Janeiro (RJ), e representante do projeto “Meus Cabelos Enrolados Me Fazem Refletir…”, um dos selecionados. Ele destacou como um saldo positivo das ações o aumento de alunos que se autoidentificam como negros. Avaliação realizada pela UFSCar corrobora a afirmação, apontando a melhoria da autoestima dos estudantes negros e das relações interpessoais como alguns dos resultados observados.
Nos Varadouros da Equidade Racial • Escola Estadual de Ensino Médio Belo Porvir, Epitaciolândia/AC
Protagonismo Negro: Embates no Cotidiano Escolar • Escola Estadual Deputado Rubens Canuto/Instituto do Negro de Alagoas, Maceió/AL
Projeto Nargila • EREM Presidente Costa e Silva/Instituto de Apoio ao Desenvolvimento e Inclusão Social – IADIS, Chã de Alegria/PE
Negritude Fala Mais Alto! • Escola Estadual Dona Maria Teresa Correia/Grupo Mulher Maravilha, Recife/PE
Um Olhar para a Consciência • CIEP 173 Rainha Nzinga de Angola, Rio de Janeiro/RJ
Meus Cabelos Enrolados me Fazem Refletir… • Instituto de Educação Carmela Dutra/Criola, Rio de Janeiro/RJ
Cacimba Potiguar • Escola Estadual Myrian Coeli/Núcleo de Desenvolvimento Social, Natal/RN
Figueira Negra • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Comunidade Quilombola Morada da Paz, Alvorada/RS
Revirando Memórias • Escola Estadual Profª Carmosina Monteiro Vianna, São Paulo/SP
Auto-Falante – De Quem é Essa Voz? •Escola Estadual Professora Esther Garcia/Coletivo ComuOnã, São Paulo/SP
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10 PROJETOS SELECIONADOS JUVENTUDE NEGRA – 2ª EDIÇÃO
185 inscritos
Nos Varadouros da Equidade Racial • Escola Estadual de Ensino Médio Belo Porvir, Epitaciolândia/AC
Protagonismo Negro: Embates no Cotidiano Escolar • Escola Estadual Deputado Rubens Canuto/Instituto do Negro de Alagoas, Maceió/AL
Projeto Nargila • EREM Presidente Costa e Silva/Instituto de Apoio ao Desenvolvimento e Inclusão Social – IADIS, Chã de Alegria/PE
Negritude Fala Mais Alto! • Escola Estadual Dona Maria Teresa Correia/Grupo Mulher Maravilha, Recife/PE
Um Olhar para a Consciência • CIEP 173 Rainha Nzinga de Angola, Rio de Janeiro/RJ
Meus Cabelos Enrolados me Fazem Refletir… • Instituto de Educação Carmela Dutra/Criola, Rio de Janeiro/RJ
Cacimba Potiguar • Escola Estadual Myrian Coeli/Núcleo de Desenvolvimento Social, Natal/RN
Figueira Negra • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Comunidade Quilombola Morada da Paz, Alvorada/RS
Revirando Memórias • Escola Estadual Profª Carmosina Monteiro Vianna, São Paulo/SP
Auto-Falante – De Quem é Essa Voz? •Escola Estadual Professora Esther Garcia/Coletivo ComuOnã, São Paulo/SP
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