GESTÃO PARA EQUIDADE

>> 2017 foi o ano em que os projetos selecionados pelo segundo edital Gestão Escolar para Equidade: Juventude Negra colocaram a mão na massa. Desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Baobá - Fundo para Equidade Racial e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o edital visa contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras na rede pública de Ensino Médio.

 

O ponto alto no ano passado foi a realização do encontro formativo em setembro, que reuniu por três dias 20 representantes das iniciativas selecionadas, vindos de sete estados em São Paulo (SP). Na ocasião, eles apresentaram o andamento das ações desenvolvidas até ali, tiveram a oportunidade de encontrar sinergias entre si e desafios comuns, além de debater com maior profundidade questões sobre equidade racial com interlocutores externos convidados. As dificuldades das escolas para trabalhar com a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e o potencial da educomunicação para abordar equidade racial foram alguns dos temas debatidos.

 

“Romper o racismo é muito difícil tanto entre os professores quanto entre os estudantes”, observou Renato Padilha, diretor do Instituto de Educação Carmela Dutra, do Rio de Janeiro (RJ), e representante do projeto “Meus Cabelos Enrolados Me Fazem Refletir…”, um dos selecionados. Ele destacou como um saldo positivo das ações o aumento de alunos que se autoidentificam como negros. Avaliação realizada pela UFSCar corrobora a afirmação, apontando a melhoria da autoestima dos estudantes negros e das relações interpessoais como alguns dos resultados observados.

 

10 PROJETOS SELECIONADOS JUVENTUDE NEGRA – 2ª EDIÇÃO

185 inscritos