RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017

JUVENTUDES

Felipe Lima, um dos jovens entrevistados no documentário e cujo depoimento acabou dando nome ao filme

Mais de 260 mil pessoas assistiram ao documentário “Nunca me Sonharam”. Filme marca 35 anos do Instituto Unibanco

 

>> Precisamos sonhar os nossos jovens e, mais do que isso, permitir que eles sejam capazes de alimentar sonhos para si. É essa a mensagem – nutrir altas expectativas sobre o futuro de todos os jovens, estudantes das escolas públicas no País – que dá o tom do documentário “Nunca me Sonharam”, apresentado pelo Instituto Unibanco e produzido pela Maria Farinha Filmes. O lançamento do longa-metragem de 80 minutos, na abertura do 4º Festival Ciranda de Filmes, em 24 de maio de 2017, foi uma das ações em celebração aos 35 anos do Instituto.

 

Passando pelas cinco regiões do País, o documentário, dirigido por Cacau Rhoden, traz depoimentos de jovens, professores, gestores escolares e especialistas sobre o papel da educação como um direito fundamental e como ela abre caminho para a garantia de todos os outros direitos. As falas revelam sonhos, angústias sobre o futuro, desafios e motivações das diversas juventudes brasileiras que passam pela rede pública, ou seja, mais de 90% de nossos jovens.

 

 

AUDIÊNCIA TOTAL

 

269.218 pessoas

em 1.278 cidades, 27 estados, oito países (Brasil, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Botsuana, Cabo Verde, Rússia, Áustria)

 

  • Em cartaz durante sete semanas no circuito comercial (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Florianópolis, Salvador e Curitiba)

 

  • Sessões com coletivos de jovens em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza

 

  • Disponível nas seguintes plataformas: iTunes, Google Play, Net Now, Vivo Play e Youtube (para rental), Filmmelier (curadoria digital dos melhores filmes independentes lançados no mundo)

 

  • Participação em festivais internacionais, como Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (Argentina) e Festival Camina (Uruguai)

 

  • Prêmios: prêmio especial do júri no 14º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, e melhor documentário do ano pelo Los Angeles Brazilian Film Festival

A principal plataforma de distribuição do filme é o VIDEOCAMP
(
www.videocamp.com/nuncamesonharam), que oferece a possibilidade de exibição gratuita para grupos a partir de cinco pessoas.

MAIS INFORMAÇÕES EM:

docnuncamesonharam.org.br

“Nunca me Sonharam” também ficou em cartaz durante sete semanas no circuito comercial, em oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Florianópolis, Salvador e Curitiba); posteriormente, passou a ser disponibilizado em plataformas de video on demand, como iTunes, Google Play, Net Now e Vivo Play.

 

Por meio de todos esses canais de distribuição, o filme foi assistido, até dezembro de 2017, por cerca de 270 mil pessoas no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Botsuana, Cabo Verde, Rússia e Áustria).

 

A trajetória internacional do documentário incluiu ainda participações em festivais internacionais, como o Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires e Festival Camina, no Uruguai, além de exibição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, para o comitê SDG – Education 2030 Steering Committee e o prêmio de melhor documentário do ano no Los Angeles Brazilian Film Festival.

 

“Nunca me Sonharam é a voz de todo estudante de escola pública que quer mudança na educação”, afirmou Izye Santos, jovem militante após sessão do filme organizada pelo coletivo Desabafo Social em Salvador (BA), em 14 de julho.

A principal plataforma de distribuição do filme é o VIDEOCAMP
(www.videocamp.com/nuncamesonharam), que oferece a possibilidade de exibição gratuita para grupos a partir de cinco pessoas.

MAIS INFORMAÇÕES EM:

docnuncamesonharam.org.br