Nosso compromisso
com a educação pública

 

 

PEDRO MOREIRA SALLES

Presidente do Conselho de Administração

Instituto Unibanco

 

Quando criamos o Instituto Unibanco, em 1982, ações de responsabilidade social das empresas em prol do desenvolvimento da sociedade ainda não eram uma prática disseminada no mundo corporativo. Inicialmente investimos em projetos voltados para o meio ambiente. Com o passar do tempo, no entanto, revimos esse foco ao concluir que nossa maior contribuição seria na melhoria da educação pública, hoje responsável pelo atendimento de 82% de crianças, adolescentes e jovens do Brasil. Essa decisão, mais do que nunca, afirma-se como acertada e incontestável.

 

A educação é, acima de tudo, um direito inalienável. Ela é também estratégica para o desenvolvimento do País. A responsabilidade da reflexão sobre os caminhos para melhorar a educação pública precisa ser compartilhada por todos nós – famílias, movimentos sociais, ONGs, as três esferas de governo e o setor privado. Esse é o caminho para construirmos políticas educacionais transformadoras e reparadoras das desigualdades históricas de nosso país.

 

A cada cem crianças que ingressam na escola, somente 65 concluem o Ensino Médio. Pouco mais da metade consegue terminar o Ensino Médio na idade adequada. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Médio (Ideb), que mede a qualidade da aprendizagem e considera a taxa de aprovação e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, está estagnado desde 2011 em 3,7, abaixo da meta proposta pelo Ministério da Educação. Em suma, ainda são altos os índices de evasão e sofríveis os resultados de aprendizagem na segunda etapa da educação básica.

 

Foi para incidir nesta realidade que criamos, em 2007, o Jovem de Futuro – principal programa da instituição. Após dez anos de sua criação, o Instituto Unibanco celebrou a ampliação da abrangência do Jovem de Futuro com o início da implementação em um novo estado, o Rio Grande do Norte, e de sua consolidação em outras redes em que está presente.

 

A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte firmou parceria com o Instituto Unibanco, com vistas a apoiar os gestores escolares no desafio de avançar nos resultados educacionais e promover um deslocamento relevante do Ideb do estado. No Espírito Santo, Pará e Piauí, comemorou-se a conclusão do primeiro ciclo de três anos do programa.

 

Além dessas redes, o Instituto Unibanco deu continuidade, em 2017, ao Jovem de Futuro no Ceará e em Goiás, consolidando sua atuação com uma crescente capacidade de execução das ações pelos atores educacionais. No total, cerca de 800 mil estudantes e duas mil escolas foram beneficiados pelo programa nos seis estados, em 2017.

 

No momento em que o Instituto Unibanco completa 35 anos, reafirmamos o nosso compromisso com a educação pública, apresentando resultados efetivos de mudanças no patamar de aprendizagem dos jovens do Ensino Médio, nos estados em que o Jovem de Futuro está implantado. Constatamos um impacto positivo do Jovem de Futuro de cinco pontos, em média, na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática. O crescimento pode ser considerado relevante, pois equivale a 80% do que se aprende tipicamente em uma série do Ensino Médio.

 

O Instituto Unibanco, a cada dia, tem honrado a responsabilidade que assumiu de atuar para o desenvolvimento da educação pública. Em 2017 seguimos este curso, apresentando neste relatório os resultados que vão ao encontro de sua missão: contribuir para a garantia do direito de permanência e da aprendizagem dos jovens na educação pública.