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PESQUISAS
>> Desde 2015, o Instituto Unibanco conta com um grupo de pesquisadores voltado para avaliação do Jovem de Futuro, contribuindo para o aprimoramento constante do programa. As pesquisas lançam mão dos métodos quanti e qualitativo e de diferentes áreas do conhecimento (Educação, Economia, Ciência Política, Administração Pública) e, de maneira translacional, também valorizam e agregam o conhecimento produzido na prática.
A produção do grupo, sua estratégia e agenda foram apresentadas no VIII Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, promovido em outubro de 2017, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
PESQUISAS REALIZADAS EM 2017
Avaliação de impacto
Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros.
A fim de se conhecer a contribuição do Jovem de Futuro para a melhoria da aprendizagem nas escolas, o programa , desde a sua criação, é submetido a uma avaliação de impacto rigorosa com desenho experimental, considerado o “padrão ouro” das avaliações. De acordo com esse modelo, o impacto é mensurado pelo quanto a mais as escolas que receberam o projeto (escolas de tratamento) melhoraram a aprendizagem ao final da 3ª série do Ensino Médio comparadas com as escolas que não receberam (escolas de controle).
Outras avaliações
Além da avaliação de impacto, o Instituto Unibanco também realiza avaliações de processo e análise dos componentes que integram o modelo lógico do Jovem de Futuro, que explicita as hipóteses da cadeia de impacto do programa.
Confira a relação de pesquisas realizadas em 2017:
Avaliação responsiva
Pesquisadores responsáveis: Telma Vinha e Cesar Nunes (Gepem/Unicamp)
Onde: RN (grupo de 30 gestores escolares)
Objetivo: identificar mudanças, avanços e dificuldades decorrentes da implantação do programa nas escolas, a partir da perspectiva dos gestores.
Clima escolar*
Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros (Insper/Instituto Ayrton Senna)
Onde: GO, ES e RN
Objetivo: estimar o impacto do programa sobre o funcionamento da escola e o clima escolar.
*Apresentada no Seminário Internacional Clima e Convivência, em março de 2017, na Unicamp.
Papel do supervisor no Jovem de Futuro
Pesquisador responsável: Sergio Firpo (Insper)
Onde: ES
Objetivo: avaliar a atuação do supervisor na implementação do Circuito de Gestão nas escolas que participam do Jovem de Futuro e identificar a relação entre essa atuação, os resultados da escola e sua gestão.
Qualidade da gestão
Pesquisador responsável: Ricardo Madeira (FEA/USP)
Onde: ES e PA
Objetivo: identificar o impacto do Jovem de Futuro sobre as práticas de gestão.
INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISADORES ASSOCIADOS IU
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do curso de graduação em Administração Pública da FGV-SP. É colunista quinzenal do jornal Valor Econômico e tem um programa na rádio CBN. É consultor de governos no Brasil, de instituições internacionais e ONGs. Autor de livros e artigos diversos. É membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.
Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da Faculdade de Educação da Unicamp. É doutor em Física pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha), com especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Coordena a participação brasileira no projeto “Desenvolvimento e avaliação da criatividade e do pensamento crítico”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico com mais 15 países. É membro do conselho consultivo do Pisa 2021 para a avaliação de pensamento criativo.
Professor de Economia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ph.D. em Economia pela Universidade de Boston, é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador em Microeconomia Aplicada, Economia da Educação e Avaliação de Políticas Educacionais. É consultor de Educação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.
Professor-titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Estatística e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. É membro da Econometric Society. Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA) e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social.
Pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. Autora de livros e artigos diversos.