PESQUISAS

 

>> Desde 2015, o Instituto Unibanco conta com um grupo de pesquisadores voltado para avaliação do Jovem de Futuro, contribuindo para o aprimoramento constante do programa. As pesquisas lançam mão dos métodos quanti e qualitativo e de diferentes áreas do conhecimento (Educação, Economia, Ciência Política, Administração Pública) e, de maneira translacional, também valorizam e agregam o conhecimento produzido na prática.

 

A produção do grupo, sua estratégia e agenda foram apresentadas no VIII Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, promovido em outubro de 2017, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

 

PESQUISAS REALIZADAS EM 2017

 

Avaliação de impacto

Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros.

A fim de se conhecer a contribuição do Jovem de Futuro para a melhoria da aprendizagem nas escolas, o programa , desde a sua criação, é submetido a uma avaliação de impacto rigorosa com desenho experimental, considerado o “padrão ouro” das avaliações. De acordo com esse modelo, o impacto é mensurado pelo quanto a mais as escolas que receberam o projeto (escolas de tratamento) melhoraram a aprendizagem ao final da 3ª série do Ensino Médio comparadas com as escolas que não receberam (escolas de controle).

 

Outras avaliações

Além da avaliação de impacto, o Instituto Unibanco também realiza avaliações de processo e análise dos componentes que integram o modelo lógico do Jovem de Futuro, que explicita as hipóteses da cadeia de impacto do programa.

 

 

Confira a relação de pesquisas realizadas em 2017:

 

Avaliação responsiva

Pesquisadores responsáveis: Telma Vinha e Cesar Nunes (Gepem/Unicamp)

Onde: RN (grupo de 30 gestores escolares)

Objetivo: identificar mudanças, avanços e dificuldades decorrentes da implantação do programa nas escolas, a partir da perspectiva dos gestores.

 

Clima escolar*

Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros (Insper/Instituto Ayrton Senna)

Onde: GO, ES e RN

Objetivo: estimar o impacto do programa sobre o funcionamento da escola e o clima escolar.

*Apresentada no Seminário Internacional Clima e Convivência, em março de 2017, na Unicamp.

 

Papel do supervisor no Jovem de Futuro

Pesquisador responsável: Sergio Firpo (Insper)

Onde: ES

Objetivo: avaliar a atuação do supervisor na implementação do Circuito de Gestão nas escolas que participam do Jovem de Futuro e identificar a relação entre essa atuação, os resultados da escola e sua gestão.

 

Qualidade da gestão

Pesquisador responsável: Ricardo Madeira (FEA/USP)

Onde: ES e PA

Objetivo: identificar o impacto do  Jovem de Futuro sobre as práticas de gestão.

 

 

INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISADORES ASSOCIADOS IU

Fernando Abrucio

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do curso de graduação em Administração Pública da FGV-SP. É colunista quinzenal do jornal Valor Econômico e tem um programa na rádio CBN. É consultor de governos no Brasil, de instituições internacionais e ONGs. Autor de livros e artigos diversos. É membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.

 

Cesar Nunes

Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da Faculdade de Educação da Unicamp. É doutor em Física pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha), com especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Coordena a participação brasileira no projeto “Desenvolvimento e avaliação da criatividade e do pensamento crítico”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico com mais 15 países. É membro do conselho consultivo do Pisa 2021 para a avaliação de pensamento criativo.

 

Ricardo Madeira

Professor de Economia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ph.D. em Economia pela Universidade de Boston, é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador em Microeconomia Aplicada, Economia da Educação e Avaliação de Políticas Educacionais. É consultor de Educação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Ricardo Paes de Barros

Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.

 

Sergio Firpo

Professor-titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Estatística e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. É membro da Econometric Society. Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA) e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social.

 

Telma Vinha

Pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. Autora de livros e artigos diversos.