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POR UMA GESTÃO MELHOR
Ricardo Henriques e Mirela de Carvalho durante o Seminário Internacional
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Encontro destaca importância da troca de experiências e discute formação que efetivamente prepare gestores para exercício da função
>> Quais as competências necessárias aos gestores escolares e que carreiras e programas de formação valorizam o desenvolvimento dessas competências foram os três temas que estruturaram os debates do Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores. Realizado em São Paulo (SP), nos dias 27 e 28 de setembro, o evento foi promovido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o jornal Folha de S.Paulo.
A programação reuniu especialistas, pesquisadores e gestores nacionais e internacionais envolvidos na elaboração e/ou implementação de programas e políticas de desenvolvimento profissional e de estratégias formativas voltadas para a gestão em educação.
As experiências internacionais foram apresentadas pela canadense Elaine Hine, do Conselho de Diretores de Ontário, no Canadá, pelo representante do Ministério da Educação de Portugal, José Verdasca, e por um dos fundadores da Rede Panamericana de Aprendizagem Baseado em Problemas e do Programa Iberoamericano de Estudo de Casos, o peruano Luis Bretel Bibul.
Entre os palestrantes nacionais estavam a então secretária estadual de Educação, Macaé Evaristo (SEE/MG), a vice-governadora Izolda Cela (Governo do Estado do Ceará), o pesquisador Cesar Nunes (Gepem-Unicamp), o professor Fernando Abrucio (FGV-SP) e as especialistas Bernadete Gatti (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) e Guiomar Namo de Mello (Escola Brasileira de Professores).
O seminário foi o terceiro da série “Caminhos para a qualidade da educação pública”, iniciada em 2015 com o debate sobre a relevância da gestão escolar. Em 2016, no segundo evento da série, a discussão concentrou-se em torno da importância dos gestores tomarem decisões baseadas em avaliações e pesquisas. A série tem como objetivo promover a reflexão sobre as possibilidades de melhoria da educação pública brasileira, em especial no que tange ao Ensino Médio, enfatizando e trazendo para a arena maior diversidade de opiniões, experiências e de ideias, nacionais e internacionais.
Caderno especial sobre gestão escolar publicado pela Folha de S.Paulo traz cobertura do seminário