Por políticas educacionais transformadoras

 

 

RICARDO HENRIQUES

Superintendente

Instituto Unibanco

 

Nossas ações em 2017 foram impulsionadas pelo espírito de celebração dos 35 anos do Instituto Unibanco, com o objetivo de salientar, junto à opinião pública e aos públicos com os quais nos relacionamos, nosso compromisso com a educação pública e, sobretudo, com a ampliação de oportunidades educacionais para todos os jovens estudantes de Ensino Médio no Brasil.

 

Com a intenção de estimular a reflexão sobre o valor da educação como vetor essencial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, o Instituto Unibanco produziu, em parceria com a Maria Farinha Filmes, o documentário "Nunca me Sonharam". O longa metragem retrata a realidade das escolas públicas e dos estudantes do Ensino Médio no Brasil na voz dos próprios jovens, professores, diretores e especialistas.

 

Lançamos também o Observatório de Educação, primeira plataforma do País de análise de dados, referências documentais e acervo audiovisual com foco em Ensino Médio e Gestão em Educação. A proposta é disponibilizar informações de maneira a facilitar o acesso e a interpretação dos dados educacionais

 

Com o livro Ser Diretor – uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras, buscamos destacar a importância do gestor escolar e contribuir para a valorização desse profissional. Ao registrar cenas do cotidiano de 30 gestores escolares, procuramos captar os desafios e as alegrias do ofício e a diversidade de contextos em que atuam.

 

Este ano intensificamos os esforços e investimentos na promoção da diversidade e da equidade a serviço de uma escola mais inclusiva, com menor evasão e maiores níveis de aprendizagem. Nessas frentes seguimos em parcerias com instituições de referência, como Instituto Rodrigo Mendes, Ação Educativa e os parceiros dos editais Gestão Escolar para Equidade – Fundo Baobá e Fundo Elas, ONU Mulheres, Fundação Carlos Chagas e Universidade Federal de São Carlos. Ao todo, atuamos em conjunto ou apoiamos 35 instituições da sociedade civil do campo da educação.

 

Compartilhando o princípio de aprofundar e adensar o campo de diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), continuamos a nossa parceria institucional, apoiando técnica e financeiramente o funcionamento de quatro grupos de trabalho (GT): Gestão Escolar, Ensino Médio, Avaliação e Financiamento. Especificamente no âmbito do GT de Ensino Médio, realizamos o primeiro programa de formação na área de formulação e implementação de políticas públicas para a reestruturação do Ensino Médio, em parceria com Insper e Itaú BBA. Desenvolvido ao longo de um ano, o programa capacita 108 técnicos dos 26 estados e Distrito Federal com ferramentas analíticas e conceituais da área da gestão pública em educação. A formação desafia os participantes a produzirem um plano estratégico de reorganização da política de Ensino Médio de cada unidade federativa.

 

Por fim, seguimos nosso eixo estratégico de uma intervenção de larga escala em cenários heterogêneos, com a consolidação de nosso programa Jovem de Futuro. Os resultados de redução de evasão e aumento da aprendizagem continuam significativos e relevantes. Os estudantes dos estados parceiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte) têm ficado mais tempo na escola e aprendido muito mais, conforme indicam as rigorosas avaliações de impacto a que o programa Jovem de Futuro é submetido.

 

Em suma, avançamos em nosso propósito de influenciar fortemente o debate sobre educação e torná-la tema de discussão nas mesas de jantar do brasileiro. As iniciativas desenvolvidas em 2017 conseguiram estimular as discussões, promover a reflexão e mobilizar o imaginário para gerar conhecimento e engajamento com capacidade para transformar a educação pública.