SUSTENTABILIDADE

Mudanças climáticas

Compensação de emissões

Resíduos

Substituição dos copos plásticos

Em 2016, os escritórios do Instituto Unibanco em SP e no RJ utilizaram cerca de 42 mil copos plásticos. Em 2017, os copos foram substituídos por canecas de cerâmica personalizadas para os colaboradores; para visitantes são disponibilizados copos biodegradáveis produzidos a partir da fécula de mandioca. Os esforços geraram uma mudança na cultura institucional e nos processos, reduzindo a produção de lixo poluente (os copos plásticos).

Energia e água

Pegada de alimentos

Os cardápios dos eventos internos e externos do Instituto passaram por uma reformulação para oferecer opções mais nutritivas e menos processadas, incluindo alternativas para veganos e vegetarianos. O novo padrão de consumo alimentar tem menus que priorizam alimentos que necessitam de menos água e energia no processo de produção e distribuição e com baixo resíduo de agrotóxicos, no caso dos vegetais e frutas.

Engajamento

Manual e treinamento para fornecedores

Em prol da sustentabilidade, o Instituto iniciou um processo de capacitação de fornecedores. Uma pesquisa sobre as melhores práticas de ecoeficiência, considerando as atividades e serviços contratados, foi elaborada e ela gerou diretrizes consolidadas no Manual de Desenvolvimento de Fornecedores, um guia de instruções para o engajamento em práticas sustentáveis compartilhado com os parceiros da instituição.