GESTÃO

PARA EQUIDADE

1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS

Em 2018, o Instituto Unibanco deu continuidade aos investimentos na área da gestão para equidade. No âmbito do enfrentamento à desigualdade de gênero, os 10 projetos selecionados na segunda edição do edital Elas nas Exatas tiveram suas ações desenvolvidas ao longo do ano.

O destaque ficou  por conta da realização, em março, do 1º Seminário Elas nas Exatas – ação de caráter formativo da qual os representantes das iniciativas contempladas tiveram a oportunidade de participar.

 

O evento, aberto ao público, reuniu, no Rio de Janeiro (RJ), especialistas, estudantes e gestores em educação para dialogar sobre a importância de se criar uma agenda pública que propicie e fortaleça a participação e a permanência de jovens mulheres nas ciências, o que pode favorecer a equidade de gênero e propiciar o crescimento qualitativo de pesquisas e descobertas científicas no País, beneficiando toda a população brasileira.

 

Sobre o Elas nas Exatas

O edital é uma parceria do Instituto Unibanco com o ELAS Fundo de Investimento Social, a Fundação Carlos Chagas e, desde 2018, com a ONU Mulheres. A segunda edição selecionou, em 2017, dez projetos desenvolvidos em 2018, dando-lhes apoio técnico e financeiro. Dentre os temas abordados pelas iniciativas estão formações em robótica; programação e desenvolvimento de games e aplicativos; aulas e debates sobre a história de mulheres cientistas; oficinas de mídias digitais e software livre; dentre outros temas.

APRENDIZADOS DO JUVENTUDE NEGRA

2018 foi um ano de consolidação dos aprendizados adquiridos nas duas edições (2014 e 2016) do Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra. As vivências e avaliações das 20 iniciativas contempladas devem compor duas publicações: a primeira sobre gestão escolar, Ensino Médio e juventude negra no Brasil e a segunda, sobre os aprendizados didáticos e pedagógicos experienciados pelos projetos. A divulgação dessas produções, prevista para 2019, visa contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos e conceitos relacionados à gestão para equidade.

Sobre o Juventude Negra

 

O edital é uma realização do Instituto Unibanco em parceria com o Baobá-Fundo para a Equidade Racial e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e implementação de boas práticas que, por meio da gestão escolar, ajudem a ampliar o sucesso de jovens negros e negras no Ensino Médio público.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Em 2018, demos sequência à parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, por meio do programa Ensino Médio Inclusivo.  A iniciativa visa apoiar redes de educação no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial. Atendendo à demanda da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e em parceria com a Secretaria da Educação, foi realizado um curso de formação continuada dos professores e gestores que atuam na rede pública.

 

No ano passado, o programa Ensino Médio Inclusivo obteve um importante reconhecimento: recebeu o Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Pessoas com Deficiência, concedido pela Prefeitura de São Paulo a organizações e empresas que promovem ações de inclusão.

Parceiros

PDF

Equipe

Início

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2018
1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS
APRENDIZADOS DO JUVENTUDE NEGRA