LIVRO EX-MINISTROS

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA VISÃO DOS EX-MINISTROS

Publicação traz o relato dos ministros que estiveram à frente da pasta da Educação nas últimas quatro décadas

 

FICHA TÉCNICA

Organização: Instituto Unibanco

Produção editorial: Fundação Santillana

Texto: Antônio Gois

240 páginas, Editora Moderna (2018)

 

Para acessar o livro:

bit.ly/livroExMinistros

Resgatar uma parte importante da história da educação brasileira e do MEC na perspectiva dos que estiveram à frente da pasta. É esse o intuito do livro “Quatro décadas de gestão educacional no Brasil”, lançado em 2018 pelo Instituto Unibanco em parceria com a Fundação Santillana.

 

A publicação reúne entrevistas com 14 autoridades (13 ex-ministros da Educação, além de Maria Helena Guimarães de Castro, que fala em nome de Paulo Renato Souza) realizadas pelo jornalista Antônio Gois. Os depoimentos cobrem desde o governo militar de João Baptista Figueiredo (1979-1985) até o último mandato da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016), interrompido pelo impeachment.

 

Nesses 37 anos, o País enfrentou crises profundas nas diferentes esferas e também vivenciou avanços sociais e econômicos significativos. No livro, os ministros da pasta relatam como enfrentaram o desafio de implementar políticas públicas que considerassem o momento político, econômico e social de cada fase histórica. Revelam, assim, como contextos distintos influenciaram a trajetória da educação brasileira.

 

Para marcar o lançamento do livro, no dia 4 de junho de 2018, foi realizada uma roda de conversa, com a presença de convidados, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Antônio Gois conduziu o debate, que contou com a presença dos ex-ministros Henrique Paim e Renato Janine Ribeiro e da ex-secretária executiva Maria Helena Guimarães de Castro. Eles relembraram os desafios e os avanços enfrentados em suas épocas, no Ministério da Educação.

Parceiros

PDF

Equipe

Início

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2018
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA VISÃO DOS EX-MINISTROS