O Instituto participou de diferentes iniciativas, movimentos e articulações focados na melhoria da educação, especialmente no Ensino Médio
O Instituto Unibanco participou ativamente de diferentes iniciativas, movimentos e articulações focados na melhoria da qualidade da aprendizagem, especialmente no Ensino Médio. O ano eleitoral exigia um posicionamento claro sobre questões essenciais à educação pública e a consolidação de parcerias com organizações que compartilhassem os mesmos objetivos.
PARCERIAS
Consed
A parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se dá por meio do apoio às ações de quatro grupos de trabalho (GT), focados na qualificação de técnicos das secretarias: Avaliação, Ensino Médio, Financiamento e Gestão Escolar.
No escopo do GT de Financiamento, o Instituto organizou o Seminário Internacional de Finanças da Educação Básica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Consed e a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Foram discutidos temas como equidade e eficiência nos sistemas de financiamento; carreira, gestão e alocação de professores, entre outros.
O GT do Ensino Médio apresentou os resultados da pesquisa “Mapeamento das Iniciativas de Desenvolvimento do Ensino Médio nos Estados Brasileiros”, produzida por iniciativa do Instituto e conduzida pelas pesquisadoras Gabriela Lotta e Marcela Bauer, da Fundação Getúlio Vargas. O levantamento permitiu identificar e compreender diferentes ações implementadas pelos estados, no contexto da Lei 13.415/17.
Educação Já!
Iniciativa do Todos pela Educação, o movimento suprapartidário reúne organizações e especialistas para contribuir com a implementação de medidas capazes de promover a qualidade na educação básica brasileira. O Instituto contribuiu com o desenho de propostas encaminhadas à equipe do Ministério da Educação do novo governo. O documento aborda sugestões para garantir a continuidade do que está dando certo e as adequações necessárias à implementação do novo modelo do Ensino Médio com equidade.
Além disso, o Instituto apoia o desenvolvimento institucional do Todos pela Educação, bem como os projetos Observatório do PNE (www.opne.org.br) e o Profissão Professor (www.todospelaeducacao.org.br/pag/iniciativa-profissao-professor).
Gife
O Instituto marcou sua participação no 10º Congresso Gife. O Superintendente Executivo e membro do Conselho de Governança do Gife, Ricardo Henriques, foi o mediador da mesa “Brasil e investimento social: caminhos para a promoção de equidade e diversidade”, destacando a importância de se garantir a equidade no ambiente escolar e em políticas educacionais. O gerente de Planejamento, Articulação e Comunicação, Tiago Borba, abordou o case do longa-metragem do Instituto, “Nunca me Sonharam”, no debate “Por que apostar no audiovisual para provar a transformação”.
Essa participação compõe a gama de ações de apoio ao Gife, com o objetivo de fomentar redes e ampliar a incidência do investimento social privado em causas como equidade de raça e gênero.
Movimento pela Base
O Instituto realizou duas rodas de conversa com técnicos das secretarias, estudantes do Ensino Médio e demais atores para discutir os desafios de se construir currículos alinhados à BNCC, que considerem os itinerários formativos do Ensino Médio.
Além de participar das audiências públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir a BNCC, o Instituto articulou uma audiência fechada sobre o novo Ensino Médio com CNE e estudantes, em Brasília. Também apoiou a realização de dois eventos com técnicos das secretarias de educação, organizados pelo MEC, para discutir sugestões de melhoria na Base e na formação.
Movimento Colabora
Em 2018, o Instituto Unibanco passou a integrar o Movimento Colabora, cujo objetivo é fortalecer a governança e as práticas colaborativas entre os entes federativos (estados, municípios e União) nas políticas públicas de educação.
Para isso, o Movimento atua pela instituição de um Sistema Nacional de Ensino (SNE) que defina regras, responsabilidades e processos, observando a heterogeneidade nacional e respeitando limitações e particularidades locais. Nesse sentido, concentra seus esforços em duas frentes: produção e disseminação de conhecimento e advocacy junto à comunidade da área educacional.