PESQUISAS
Grupo busca agregar conhecimento de diferentes áreas aos aprendizados oriundos da prática
Em 2018, dois dos pesquisadores – Ricardo Paes de Barros e Ricardo Madeira – realizaram uma série de apresentações em instituições estrangeiras – Banco Mundial, Stanford, J-Pal, BID – com o objetivo de divulgar o trabalho do grupo. Um dos frutos dessa incursão foi a visita ao Instituto, em junho, da equipe do Unit Education Global Practice do escritório da América Latina e Caribe do Banco Mundial. Na ocasião, os representantes da organização foram apresentados ao desenho do Jovem de Futuro e, como consequência dessa imersão, o programa foi incluído no relatório sobre gestão escolar na América Latina produzido pelo Banco e que deve ser divulgado em 2019.
Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento constante do programa, o Instituto Unibanco conta, desde 2015, com um grupo de pesquisadores voltado para a avaliação do Jovem de Futuro. Inspirado na metodologia DBIR (Design Based Implementation Research - Pesquisa de Implementação Baseada em Design), o grupo busca agregar conhecimento de diferentes áreas (Educação, Economia, Ciência Política, Administração Pública) ao que é produzido na prática. Para isso, paralelamente ao desenvolvimento das pesquisas, é realizada uma rotina quinzenal de encontros entre os pesquisadores e gerências do Instituto Unibanco.
Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros
A fim de se conhecer a contribuição do Jovem de Futuro para a melhoria da aprendizagem nas escolas, o programa é submetido a uma avaliação
de impacto rigorosa com desenho experimental, considerada o “padrão ouro” das avaliações. De acordo com esse modelo, o impacto é mensurado
pelo quanto a mais as escolas que receberam o programa (escolas de tratamento) melhoraram a aprendizagem ao final da 3ª série do Ensino Médio comparadas com as escolas que não o receberam (escolas de controle).
Pesquisador responsável: Telma Vinha
Onde: RN
Objetivo: Identificar mudanças, avanços e dificuldades decorrentes da implantação do programa nas escolas, a partir da perspectiva dos gestores.
Pesquisador responsável: Ricardo Madeira
Onde: RN
Objetivo: identificar o impacto do Jovem de Futuro sobre as práticas de gestão.
Pesquisador responsável: Sergio Firpo
Onde: RN
Objetivo: avaliar a atuação do supervisor na implementação do Circuito de Gestão e sua relação com os resultados e a gestão da escola.
INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISADORES
Fernando Abrucio
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas. É colunista quinzenal do jornal Valor Econômico e tem um programa na rádio CBN. É consultor de governos no Brasil, de instituições internacionais e ONGs. Tem como linha de pesquisa principal instituições, políticas públicas e gestão pública com ênfase na área da educação.
Ricardo Madeira
Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e sócio-fundador da Tuneduc. Ph.D. em Economia pela Universidade de Boston, é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Suas principais áreas de pesquisa são microeconomia aplicada e economia da educação, com ênfase em avaliação de políticas educacionais.
Ricardo Paes de Barros
Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. Engenheiro pelo ITA, mestre em Estatística pelo IMPA e doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Foi professor visitante da Universidade de Yale, diretor do Conselho de Estudos Sociais do Ipea, subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.
Sergio Firpo
Professor titular de Economia da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Estatística e Ph.D em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. É ‘research fellow’ do Institute for the Study of Labor (IZA, Alemanha) e ‘elected fellow’ da Econometric Society (EUA). Conduz pesquisas em economia do trabalho, da educação e do desenvolvimento e em econometria.
Telma Vinha
Pedagoga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional da mesma instituição. Realiza pesquisas na área do clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp.
Avaliação de impacto
Pesquisador responsável: Ricardo Paes de Barros
A fim de se conhecer a contribuição do Jovem de Futuro para a melhoria da aprendizagem nas escolas, o programa é submetido a uma avaliação
de impacto rigorosa com desenho experimental, considerada o “padrão ouro” das avaliações. De acordo com esse modelo, o impacto é mensurado
pelo quanto a mais as escolas que receberam o programa (escolas de tratamento) melhoraram a aprendizagem ao final da 3ª série do Ensino Médio comparadas com as escolas que não o receberam (escolas de controle).
Avaliação responsiva
Pesquisador responsável: Telma Vinha
Onde: RN
Objetivo: Identificar mudanças, avanços e dificuldades decorrentes da implantação do programa nas escolas, a partir da perspectiva dos gestores.
Qualidade da gestão
Pesquisador responsável: Ricardo Madeira
Onde: RN
Objetivo: identificar o impacto do Jovem de Futuro sobre as práticas de gestão.
Papel do supervisor no Jovem de Futuro
Pesquisador responsável: Sergio Firpo
Onde: RN
Objetivo: avaliar a atuação do supervisor na implementação do Circuito de Gestão e sua relação com os resultados e a gestão da escola.