SUSTENTA-BILIDADE

COMPROMISSO COM O PLANETA

Lançado em 2016, o programa Compromisso Instituto Unibanco pela Sustentabilidade tem como meta envolver cada vez mais colaboradores, fornecedores e parceiros em ações que contribuam para preservação do meio ambiente. A base das iniciativas são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, que compõem uma agenda mundial para a implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento saudável do planeta, até 2030.

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Redução e compensação de emissões

Foram realizadas em 2018 duas ações de compensação das emissões de CO2 pelo Instituto Unibanco contabilizadas em 2017. A primeira consistiu no plantio de mil mudas de árvores de espécies nativas na cidade de Botucatu (SP) por colaboradores e estudantes do Ensino Médio de uma escola municipal da região, compensando em 19% o índice de emissões. A segunda ação, que cobriu os 81% restantes, foi a compra de créditos de carbono, apoiando a conservação da Fazenda Manoa, no arco do desmatamento da Amazônia, em Rondônia, onde é mantido um santuário da biodiversidade local.

 

Em 2018, pela primeira vez, o Instituto Unibanco aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). O inventário de emissões de carbono da instituição em 2017 recebeu o selo prata do Programa, reconhecendo-a como a primeira organização do Terceiro Setor no Brasil a publicar o inventário completo e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa, inclusive as indiretas (de fornecedores), como as emissões das viagens aéreas.

 

RESÍDUOS

Eventos ecoeficientes

Foram organizados três encontros de colaboradores nos moldes de eventos ecoeficientes, garantindo mais eficiência ao consumo de água e energia, além da redução e compensação das emissões de gás carbono. A iniciativa trouxe bons resultados: 21,23 toneladas de CO2 compensadas, equivalente ao plantio de 110 árvores, 429 quilos de resíduos reciclados e 156 quilos de resíduos compostados.

Parceiros

PDF

Equipe

Início

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2018

COMPROMISSO COM O PLANETA