Divulgado a cada dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino público no Brasil. O Ideb permite que toda a sociedade acompanhe se determinada escola ou rede, seja ela municipal ou estadual, está assegurando o direito de aprendizagem dos estudantes.
O Ideb é calculado a partir de duas importantes informações para a educação brasileira: o fluxo escolar (aprovação), obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O índice permite assim medir a aprendizagem e a desigualdade educacional: se uma escola, regional ou rede de ensino retiver ou excluir os estudantes com pior desempenho para obter melhores resultados no Saeb, o fluxo será alterado e o resultado do Ideb mostrará a necessidade de melhoria do sistema. Por outro lado, se apressarem a aprovação dos estudantes sem qualidade na aprendizagem, o Ideb será alterado, mostrando novamente a necessidade de melhoria no sistema educacional.
O Ideb é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica. A meta para 2022 é alcançar média 6, valor correspondente a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Os resultados de aprendizagem são de responsabilidade de todos, e não apenas das escolas. As secretarias de educação e regionais precisam estar alinhadas à gestão escolar para identificar as ações de sua responsabilidade que vão contribuir para que as escolas assegurem que os estudantes aprendam na idade esperada.
Os testes padronizados aplicados em toda a rede – por exames estaduais ou nacionais – devem servir principalmente para diagnosticar os problemas de aprendizagem, de modo que os gestores escolares e dos sistemas planejem, executem, monitorem e corrijam ações para responder aos mesmos.