IDEB NA MÍDIA REFORÇA RELEVÂNCIA DA GESTÃO

Em 2018, o avanço no Ideb registrado por três dos estados parceiros do Jovem de Futuro (Ceará, Goiás e Espírito Santo) ganhou destaque na mídia, tanto a regional como a nacional, e rendeu ao Instituto Unibanco ampla exposição.

 

A organização foi citada em 171 reportagens sobre os resultados das avaliações veiculadas em jornais de ampla circulação, como a Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Em novembro, a reportagem do Valor Econômico visitou o programa no Espírito Santo, o que rendeu uma matéria especial sobre a celebração dos resultados do estado.

 

Para além de ampliar a presença do Instituto na mídia, a divulgação dos resultados do Ideb 2017 e o bom desempenho de Ceará, Goiás e Espírito Santo reforçaram a mensagem da gestão como fator essencial para garantia da aprendizagem – uma vez que são redes que investem fortemente nesse elemento. Em sua coluna em O Globo, a jornalista Miriam Leitão destaca fala do então secretário de educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha: “Não foi com mais dinheiro, foi com melhor gestão que avançamos”.

Desempenho no Ideb de estados parceiros do Jovem de Futuro gera destaque na mídia

COMBATE À DESINFORMAÇÃO

O Instituto Unibanco apoiou a campanha “Mentira na educação, não!”, da Nova Escola. A iniciativa teve como objetivo coibir a disseminação de notícias equivocadas e sensacionalistas sobre educação, contaminando os debates eleitorais. Todos os conteúdos produzidos pela campanha foram publicados no site da Nova Escola (novaescola.org.br), com ampla divulgação nas redes sociais. Além do Instituto Unibanco, o Instituto Alana, o Canal Futura e o Facebook colaboraram com a iniciativa, que contou com a participação ativa de professores.

COMUNICAÇÃO

Posicionamentos sobre educação

Em 2018, o Instituto Unibanco, por meio de seu porta-voz e superintendente Ricardo Henriques, reforçou o posicionamento da organização sobre temas importantes e por vezes polêmicos relacionados à educação, à equidade e à diversidade.

 

Em agosto, concedeu entrevista ao jornal O Globo sobre o projeto Escola sem Partido: “É uma visão reducionista achar que proibir certos conteúdos possa ser uma saída. Me parece, na verdade, que o projeto é, ele próprio, um instrumento de doutrinação, ao invés de combate a ela”, analisou Henriques.

 

O Instituto também se posicionou sobre a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio em artigo de O Globo assinado por Ricardo Henriques, com Cleuza Repulho e Camila Cardoso Pereira, do Movimento Pela Base. O superintendente também foi entrevistado em matérias sobre o tema publicadas no Valor Econômico, na Nova Escola e no G1.

 

O Instituto Unibanco participou ainda do Fórum Estadão Saeb, às vésperas das eleições, quando Henriques reforçou a importância de se colocar a educação de fato como prioridade nos planos de governo dos candidatos. O debate foi amplamente divulgado pelo jornal e mídias do grupo Estado.

BOLETIM APRENDIZADO EM FOCO

 

Em 2018, a edição 38, sobre “O papel da gestão no acolhimento de alunos imigrantes”, obteve o maior número de acessos, registrando mais de 37% do total de visualizações do ano. O boletim, que destaca um crescimento de 112% no número de estudantes matriculados na educação básica entre 2008 e 2016, pautou várias matérias na imprensa.

 

Outros temas foram abordados no Aprendizagem em Foco, sempre da perspectiva do papel da gestão, como a formação de leitores na escola, a importância da prática esportiva e a empatia como forma de lidar com a indisciplina.

 

Sem perder de vista assuntos em pauta na imprensa, o boletim também procurou dialogar com questões da conjuntura, como foi o caso do n 42 sobre fake news, que proliferaram em ano eleitoral. O texto ressaltou a importância da educação para a mídia.

Lançado em 2015, o boletim Aprendizagem em Foco tem como objetivo ampliar o debate sobre a realidade educacional do País, por meio da divulgação e análise de pesquisas e experiências dentro e fora do Brasil, especialmente focadas no Ensino Médio.

 

Total de visualizações em 2018

68.412

 

Para ler todas as edições:

www.institutounibanco.org.br/aprendizagememfoco/

 

Para receber o boletim, envie um e-mail para instituto.unibanco@institutounibanco.org.br

 

Parceiros

PDF

Equipe

Início

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2018

IDEB NA MÍDIA REFORÇA RELEVÂNCIA DA GESTÃO
COMBATE À DESINFORMAÇÃO