Governança e comunicação mais efetivas fortalecem o trabalho de formação do Instituto Presente


Localizado em Teresina (PI), o Instituto Presente foi criado em 2012 por um grupo de professores preocupados com a qualidade da educação pública. Os fundadores sabiam que o fortalecimento da educação deveria passar pela qualificação de docentes e gestores escolares das redes municipais e estadual, por isso, dedicaram-se ao trabalho formativo.
Com o tempo, outros profissionais se juntaram ao grupo, ampliando o leque de ações realizadas nos campos da organização comunitária e do fortalecimento das instituições da sociedade civil.
Na área da educação, o instituto realiza formação continuada para professores, gestores e conselheiros escolares. Também executa o Projeto de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Proaja), coordenado pela Secretaria de Educação do Piauí, cujo objetivo é atender a 28.600 alunos analfabetos distribuídos em cerca de 1.800 turmas de 43 municípios piauienses. Em 2022, as ações diretas do instituto impactaram positivamente cerca de 5 mil estudantes.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
No Plano de Desenvolvimento Institucional, desenhado pelo Instituto Presente, três metas foram foco de trabalho da equipe: assegurar uma assessoria especializada na elaboração e monitoramento de projetos, tarefa não iniciada, definir com clareza papéis e responsabilidades da governança do instituto e qualificar o processo de comunicação (interna e externa), objetivos parcialmente atingidos.
O edital do Instituto Unibanco permitiu a contratação de profissionais para o projeto de alfabetização. Com esse avanço, foi possível dividir melhor as atribuições de todos os colaboradores das equipes pedagógica, de gestão e administrativa, que até então geravam sobrecarga de trabalho.
Por meio de uma comunicação mais efetiva, especialmente nas redes sociais, o instituto recebeu o reconhecimento da comunidade e se tornou mais conhecido entre outras organizações, por se colocar como articulador de processos para fortalecer a alfabetização de jovens e adultos. Essa projeção acabou por atrair novos beneficiários, que participaram das atividades propostas pela instituição.
“Sem dúvida, a principal mudança no Instituto Presente nesses últimos anos foi a valorização da comunicação interna e externa. Finalmente, reconstruímos nosso site e fortalecemos a comunicação digital (Instagram, Facebook e YouTube)”, contou Reginaldo Cardoso da Silva, presidente do Instituto Presente.
Em 2023, o instituto se propôs a resgatar projetos que teve de interromper, utilizando as redes sociais para chegar ao seu público-foco.
A otimização das ferramentas digitais também favoreceu a produção de palestras e reuniões a distância, ofertados em 2023.
“Avançamos muito na captação de recursos. Atualmente temos uma Emenda Parlamentar estadual e uma federal destinadas a execução de nossos projetos. Estamos em fase de negociação de contratos com órgãos públicos estaduais para realização de ações inseridas no Plano de Ação 2023”, explicou Hercília Marilane Amorim e Silva, coordenadora administrativa-financeira do instituto.
“Os principais avanços foram o entendimento por parte da equipe da necessidade de priorizar o fortalecimento institucional e o cumprimento, mesmo que parcialmente, dos objetivos propostos.”
Antônio José Castelo Branco Medeiros, coordenador técnico do Instituto Presente