Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE)
O que é
O Instituto Unibanco acredita que a produção de conhecimento científico tem um valor em si mesma. Ou seja, que o avanço em pesquisas representa um caminho fecundo para a construção de uma sociedade orientada a partir de referências robustas, seguras e de qualidade. Nesse quadro, o conhecimento científico aplicado à educação e, em particular, à gestão educacional representa uma aposta institucional para o aprimoramento contínuo das políticas públicas brasileiras de educação e a qualificação do debate público.
Criado em 2015, o Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE) tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da política educacional por meio da produção de conhecimentos e qualificação do diálogo público. É um espaço privilegiado para a produção e o fomento da pesquisa científica, uma vez que sua composição transdisciplinar permite que diferentes profissionais de referência em suas áreas de atuação estejam voltados para um objetivo comum, o desenvolvimento da gestão escolar, buscando compreender se e como essa gestão colabora para o aperfeiçoamento dos resultados educacionais.
Fortalecer e fomentar pesquisadores(as), redes, centros e fóruns de pesquisa comprometidos com a produção e a disseminação de conhecimentos.
Estimular a produção, a sistematização, a discussão e a disseminação de conhecimento científico sobre gestão educacional a partir de diferentes perspectivas disciplinares, com vistas a contribuir para esses campos científicos e para o aprimoramento das políticas educacionais e dos programas e iniciativas do instituto.
pesquisadores associados
pesquisadores em projetos
- Cibele Franzese – FGV/SP
- Gabriela Lotta – FGV/SP
- Gonzalo Muñoz – UDP
- José Weinstein Cayuela – UDP
- Martin Carnoy – Stanford
- Úrsula Peres – USP
Pesquisas/Estudos
Parceiros
Eventos
Em junho de 2018, o Banco Mundial realizou uma visita ao Instituto Unibanco com intuito de conhecer de perto o programa Jovem de Futuro. Por uma semana, a comitiva de consultores foi apresentada ao funcionamento da implementação do programa, à sistemática de monitoramento e ao processo de desenho de soluções do Instituto. Os consultores também imergiram nas avaliações produzidas para aprimoramento do programa, desenvolvidas pelos pesquisadores membros do CPTE, e ainda tiveram a oportunidade de trocar experiências com um dos nossos estados parceiros, o Espírito Santo. Lá, a comitiva teve contato com as três instâncias da educação: primeiro visitou o órgão central, a Secretaria Estadual de Educação (SEDU), e em seguida a Superintendência Regional de Ensino de Linhares, para enfim conhecer a gestão escolar de duas escolas da rede estadual.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), o evento é um dos mais importantes congressos de Economia do país, reunindo diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE) foi responsável pela mesa denominada “O uso da ciência de dados aplicado à educação” e foi representado pelos pesquisadores Ricardo de Abreu Madeira, Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho e o convidado do grupo, Zachary A. Pardos, Professor da Graduate School of Education da UC Berkeley, que desenvolve pesquisas com aplicação de tecnologia de machine learning e big data em educação.
O grupo de pesquisadores do CPTE participou de seminário no Joint Research Centre (JRC), o órgão independente de pesquisa científica da Comissão Europeia voltado ao estudo de políticas do bloco ao longo de todo o ciclo político. O JRC tem seis unidades em cinco países da UE ( Bruxelas e Geel na Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha), onde desenvolvem pesquisas e avaliações para subsidiar políticas em diversas áreas, como economia, energia e transporte, meio ambiente e mudanças climáticas, inovação, saúde e segurança alimentar, todos com alto rigor metodológico.
O objetivo da participação do CPTE foi apresentar a estratégia de uso de evidências do grupo, articular possíveis parcerias para desenvolvimento de pesquisas e debater sobre políticas públicas em educação nos seminários organizados conjuntamente com o JRC. Do grupo de pesquisadores do CPTE participaram: Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho e Ricardo Madeira.
Um espaço no qual pesquisadores do CPTE puderam debater estudos e pesquisas elaboradas por convidados externos. O evento contou com a participação da pesquisadora Gabriela Lotta, professora da FGV (Fundação Getútlio Vargas), que apresentou o trabalho “Pesquisa completa sobre a Implementação do Novo Ensino Médio em 2018”.
Em fevereiro de 2020, a equipe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação realizou uma visita ao “Lemann Center for Entrepreneurship and Educational Innovation in Brazil”, na Universidade de Stanford, para a troca de experiências sobre os desafios da Educação Pública brasileira e possíveis soluções. Após esse encontro, estabeleceu-se uma parceria na qual o escopo prevê pesquisas e produção de artigos em conjunto.
O encontro foi um espaço destinado a tratar dos desafios na utilização de dados e informações no contexto dos problemas éticos e de reprodução de padrões discriminatórios. A ideia foi enxergar essas situações por meio de exemplos concretos, alguns da educação e outros de outras áreas, aprofundar o debate e iniciar a construção de um protocolo/agenda de cuidados e restrições para as pesquisas e demais iniciativas do Instituto Unibanco que utilizem dados e informações dessa natureza. O evento contou com a participação da Silvana Bahia (PretaLab), Fabro Steibel (ITS), Lívia Boeschenstein e André Bello (CRIE/COPPE UFRJ).
O evento foi organizado pela International Public Policy Association (IPPA), organização sem fins lucrativos que promove a pesquisa cientifica no campo da política pública. Na mesa de debate Studying policy interventions and reform initiatives as “campaigns” (Estudando políticas de intervenções e iniciativas de reforma como “campanhas”), os pesquisadores da London School of Economics, Yifei Yan e Michael Barzelay, Pedro Vilela e Diana Coutinho, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Patrícia Vieira da Costa, da Universidade de Brasília apresentaram os primeiros resultados da pesquisa que vêm desenvolvendo sobre o Programa Jovem de Futuro. Saiba mais aqui.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), o encontro é um dos mais importantes do país e reúne pesquisadores nacionais e internacionais.
O Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE) um dos apoiadores anuais e organizou a mesa: Desigualdades educacionais: reflexões e contribuições da ciência, com a participação dos pesquisadores, Bruna Borges (FGV/EESP), Fernanda Estevan (FGV/EESP), Michael França (Insper) e Ricardo Madeira (CPTE-IU e FEA – USP).