Instituto Unibanco realiza webinário sobre políticas de desenvolvimento de lideranças escolares
Em 20 de junho, o Instituto Unibanco promoveu o webinário “Políticas de desenvolvimento das lideranças das escolares no Brasil e no Mundo”, transmitido pelo YouTube. Focado na discussão de políticas para formação e valorização dos gestores escolares, o evento abordou políticas educacionais que foram exemplos de sucesso em outros países, como Canadá, África do Sul e Chile, além de exemplos de referência em estados brasileiros.
Para debater sobre o tema, foram convidados importantes especialistas no tema. Foram eles: Gonzalo Muñoz, pesquisador adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Liderança Educacional da Universidad Diego Portales (UDP), do Chile; Lara Simielli, Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas; Karoliny Mendes da Costa, gerente do Centro de Formação de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU-ES); e Vagna Lima, coordenadora Estadual de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Pelo Instituto Unibanco, participaram Caio Callegari, coordenador de Inovação em Políticas, e Jane Reolo, especialista na mesma coordenação.
Ao abrir o encontro, Jane Reolo, apresentou a discussão sobre as políticas de desenvolvimento e sua importância. Em seguida, foram apresentadas políticas públicas internacionais com foco na formação dos diretores escolares, mais precisamente da África do Sul, Canadá e Chile, por Lara Simielli e Gonzalo Muñoz.
Lara destacou a importância de uma agenda integrada de apoio aos gestores.
“Quando falamos de política de desenvolvimento, estamos olhando para a formação inicial, para o período de indução, que é a passagem da sala de aula para a gestão da escola, e para a formação continuada dos diretores de escola”, explicou.
Gonzalo, da UDP, apresentou a experiência chilena em políticas de liderança educacional, focada na formação de diretores escolares por meio de convênios governamentais com universidades, uma forma de cumprir a exigência, prevista em lei, de formação especializada em gestão escolar antes de assumir a direção educacional. Segundo ele, “isso cria um sistema com muitas ofertas de alta qualidade, em que um grupo específico de diretores pode se formar e garantir que irão atingir os requisitos para assumir uma escola”, afirmou.
Em seguida, Caio Callegari, do Instituto Unibanco, reforçou a importância de uma conexão da formação com a prática. “As formações têm que ir direto ao ponto do que é necessário para apoiar o gestor no seu trabalho cotidiano. Estamos falando do corpo diretivo da escola, que tem demandas específicas e que tem desafios práticos bastante específicos que exigem bastante cuidado”, afirmou. Ele também deu ênfase à necessidade de uma oferta formativa maior e que esteja à disposição dos diretores, como foi citado por Lara e Gonzalo.
Já Karoliny Mendes da Costa, da SEDU-ES, apresentou a Formação de Gestão Escolar por meio de Mentoria, uma das ferramentas de formação da Secretaria, como exemplo de política da gestão escolar bem-sucedida no Brasil. Para ela, garantir a valorização e promover o desenvolvimento integral dos diretores são a base dos objetivos estratégicos para que os gestores escolares recebam as melhores qualificações no momento de assumir a liderança de suas escolas.
Por fim, Vagna Lima, da SEDUC-CE, dialogou com o estudo “Liderança escolar: diretores como fatores-chave para a transformação da educação no Brasil”, da UNESCO, para reforçar como a formação continuada pode potencializar as capacidades de educadores que já exercem funções de liderança. Ela expôs as experiências formativas de formação continuada de gestores na rede estadual cearense.
Ao encerrar o webinário, Jane Reolo destacou a importância das formações contínuas e os resultados esperados a partir dessa proposta para a educação.
“Falando um pouco como diretora, entendo que ser um bom líder não é simplesmente ser um diretor que vai fazer a escola funcionar. É fazer um convite diário, árduo, planejado e sistematizado para que todos e todas da comunidade escolar, de uma forma positiva, tenham valores claros e compartilhados”, encerrou.
Perdeu a transmissão ao vivo? Assista a discussão pelo link.
Durante o encontro, foi realizado também o lançamento do estudo “Liderança para Equidade e Justiça Social”, quinto volume da coleção Políticas Públicas em Educação, fruto de uma parceria entre o Instituto Unibanco e a Universidad Diego Portales (UDP), do Chile. A íntegra do documento está disponível para acesso gratuito no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão. Você pode saber mais sobre o relatório na matéria publicada no site do Instituto Unibanco.