TOPO

Jovem de Futuro é objeto de estudo em conferência internacional na Espanha

15/07/2021 | Editado em 15/07/2021 10:05

Iniciativa fez parte da 5ª Conferência Internacional sobre Políticas Públicas (ICPP).

Mesa Studying policy interventions and reform initiatives as “campaigns”

O Instituto Unibanco tem a pesquisa como um dos seus pilares. Nesse âmbito, esteve presente, com o Projeto Jovem de Futuro, na 5ª conferência internacional sobre políticas públicas (ICPP) no dia 8 de julho.

O evento foi organizado pela International Public Policy Association (IPPA), organização sem fins lucrativos que promove a pesquisa cientifica no campo da política pública. Este ano, a conferência aconteceu em Barcelona e reuniu pesquisadores de diversos países.

Na mesa de debate Studying policy interventions and reform initiatives as “campaigns” (Estudando políticas de intervenções e iniciativas de reforma como “campanhas”), os pesquisadores da London School of Economics, Yifei Yan e Michael Barzelay, Pedro Vilela e Diana Coutinho, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Patrícia Vieira da Costa, da Universidade de Brasília apresentaram os primeiros resultados da pesquisa que vêm desenvolvendo sobre o Programa Jovem de Futuro.

Os pesquisadores apresentaram o artigo Making Jovem de Futuro work even better: A design-focused study of a campaign to introduce change in an established public program (Fazendo o Jovem de Futuro funcionar ainda melhor: um estudo focado no desenho de uma campanha para introduzir mudanças em um programa público instituído), no qual destacam positivamente a autoavaliação e a correção de rota do Jovem de Futuro desde o seu lançamento em 2007.

Segundo eles, esse movimento de análise e mudanças de estratégias deve ser adotado nas políticas púbicas de educação, uma vez que as teorias devem estar diretamente afinadas com as realidades das escolas.

O Programa e a Instituição foram selecionados por serem considerados exemplos de iniciativas de mudança sistêmica (system change initiative) e organizações líderes no processo de mudança do sistema (system leadership organization).

Saiba mais na página do programa Jovem de Futuro.

Compartilhe esta notícia!