Diretoras e diretores da rede pública gaúcha tomam posse em evento que celebrou a educação e seu poder transformador
Foram 2.320 mil gestores escolares empossados em cerimônia com o governador Eduardo Leite e a secretária de Educação do estado, Raquel Teixeira.
O ano começou movimentado na educação do Rio Grande do Sul. Na quinta, 16 de janeiro, o governo celebrou a posse de 2.320 mil diretoras e diretores escolares da rede pública estadual durante o Seminário de Posse dos Novos Diretores Escolares – Gestão 2025-2027. O evento reforçou o objetivo da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) de preparar e mobilizar os gestores escolares de forma estratégica, alinhada a suas metas educacionais.
Estavam presentes o governador do estado, Eduardo Leite, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e outros educadores e pesquisadores.

A secretária Raquel Teixeira e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco/Divulgação Ascom – Seduc-RS
O governador Eduardo Leite exaltou a nobreza dos que escolheram o serviço público na educação e comentou os desafios do triênio dos diretores empossados. “Estamos celebrando um pacto coletivo pela educação de qualidade. Atuaremos para valorizar cada vez mais os gestores como protagonistas de uma política educacional transformadora, que prepare nossa juventude para os desafios do futuro”, declarou.
A abertura ficou a cargo da secretária, que falou dos desafios contemporâneos – de questões climáticas à alimentação saudável. “Precisamos construir uma escola que nos orgulhe, atenda às demandas contemporâneas e forme jovens que saibam fazer escolhas conscientes. Para isso, a aprendizagem escolar é essencial”, evidenciou.
O evento foi apresentado e mediado pelos estudantes do Ensino Médio Maria Eduarda Barbosa, aluna do Instituto Estadual de Educação Doutor Bulcão, em Lavras; e Alexandre Barth, do Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart, em Chapada. Eles são membros do Conselho de Liderança de Jovens das escolas estaduais da Seduc-RS.
Jovem de Futuro na rede gaúcha
O modelo seletivo utilizado para a escolha das novas e dos novos diretores foi implementado em 2024. É composto por formação e eleição direta nas escolas. Recebeu nove mil candidatos, para chegar aos 2.320 empossados. Eles terão mandato de três anos, com possibilidade de reeleição. O Instituto Unibanco apoiou a Seduc-RS nesse processo de formação, em sintonia com as orientações do programa Jovem de Futuro.
“A posse dos diretores e diretoras é um marco nessa trajetória. Foram sete meses de trabalho e formação, realizado pela Seduc-RS com nosso apoio. No estado, o programa Jovem de Futuro agora está presente em 70% da rede”, declarou Felipe Souza, coordenador de Projetos Socioeducacionais do Instituto Unibanco.
Sonhar e realizar
No evento, Ricardo Henriques mostrou um trecho do documentário “Nunca me sonharam“, de 2017, apresentado pelo Instituto Unibanco, que retrata a realidade das escolas públicas de Ensino Médio e discute o valor da educação na voz de jovens, educadores e especialistas. O trecho escolhido trazia o depoimento de um estudante, relatando o que sonharam seus pais, agricultores de baixa renda, para ele, e o que ele acrescentou a esse sonho, como novas possibilidades de realização e crescimento.
Henriques encerrou a apresentação citando o dramaturgo Nelson Rodrigues, “subdesenvolvimento não se improvisa, é uma obra de séculos”, e atualizando a sentença: “O desenvolvimento é a obra da geração atual. Vamos viabilizar esse projeto e, para isso, a educação é essencial.”
O superintendente-executivo do Instituto Unibanco dividiu a mesa Educação Pública e Gestão: Estratégias e Práticas Transformadoras com Ilda Gengnagel, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X, em Farroupilha, que obteve a maior classificação do estado no Ideb, e Adilson Santos, Coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).
Em busca do contraditório
Um dos convidados para falar do evento foi Leandro Karnal, historiador gaúcho escolhido por voto pelos professores como personalidade para a palestra magna do seminário. Karnal contou sua trajetória, cujo ensino médio e primeiro emprego foram na rede pública gaúcha. Em sua apresentação motivacional, comentou, entre diversos temas, sobre tecnologia, destacando a importância do processo educativo em buscar o contraditório e questionar o que se torna unanimidade, a exemplo da inteligência artificial.
Em vários momentos, ressaltou a importância de desenvolver um convívio saudável com os pares e outros personagens do universo escolar, sempre atento à escuta. Pediu também atenção no combate às desigualdades, ao bullying e às intrigas no ambiente escolar.
Com informações da Ascom da Seduc-RS.