Instituto Unibanco, Seduc-TO e Consórcio Amazônia Legal se unem para promover ações de formação para gestores escolares
Parceria tem como objetivo aprimorar qualidade da educação e contempla gestores escolares de todo o Tocantins

O Instituto Unibanco, a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc-TO) e o Consórcio Amazônia Legal acabam de firmar uma parceria para promover ações contínuas de formação para diretores escolares da rede estadual de educação. A iniciativa foi celebrada em uma escola da Palmas (TO), em 24 de setembro.
O objetivo da parceria, que será desenvolvida de 2024 a 2026, é investir na gestão educacional para oferecer oportunidades formativas e aprimorar a gestão educacional e escolar, visto que uma boa atuação dos gestores está associada aos resultados positivos dos professores e estudantes. A iniciativa é direcionada para gestores escolares e técnicos pedagógicos de supervisão e fortalecimento da gestão escolar das Superintendências Regionais de Educação (SREs) da Seduc-TO.
“Essa aliança está olhando para o desenvolvimento da capacidade estatal a partir de investimentos para tornar a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins ainda mais forte, coesa e consistente nas suas políticas de desenvolvimento da gestão escolar, considerando tudo aquilo que já vem sendo feito e o forte legado da atual gestão”, explicou Caio Callegari, Coordenador de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, que esteve presente no evento. Callegari ainda ressaltou que é fundamental a adoção de práticas de gestão mais efetivas para a aprendizagem e a permanência dos estudantes, já que não seria possível transformar as escolas sem uma liderança capacitada.
As ações formativas serão conduzidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e terão carga horária de 90 horas, entre encontros presenciais e online. Um dos principais pontos das capacitações será a utilização dos resultados e dos indicadores das avaliações externas para realizar as intervenções pedagógicas, com foco na progressão das aprendizagens. As ações formativas com oficinas de apropriação dos resultados da avaliação e desenvolvimento de protocolos da gestão do currículo serão concluídas em dezembro, durante um encontro presencial.
O secretário de Estado da Educação de Tocantins, Fábio Vaz, também esteve presente na ocasião e destacou as diversas iniciativas voltadas à gestão escolar no estado. “Ser diretor de escola é uma função que exige muito do profissional e, por isso, estamos investindo em formação e apoiando nossos gestores para proporcionarmos um ambiente escolar adequado para avançarmos na aprendizagem. Temos já implementada a mentoria de diretores e a plataforma do CAEd, que permite visualizar os dados de cada escola e possibilita que a equipe gestora tenha o panorama para traçar as mudanças necessárias para que cada estudante obtenha o desempenho necessário. Esta parceria com o Instituto Unibanco vem para aprimorar e refinar a formação dos nossos gestores”, pontuou.
Além da apresentação dos objetivos e do cronograma da parceria, a programação contou com a palestra “Liderança na Escola”, ministrada por Antônio Gois, colunista de educação do jornal O Globo e um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação – Jeduca.
*com informações da Seduc-TO