Mais de 900 profissionais da educação participam da Jornada Formativa: Conexões SEDU

Na última terça-feira (07/10), a Secretaria de Educação do Espírito Santo, com apoio do Instituto Unibanco, reuniu cerca de 900 profissionais da rede estadual para a Jornada Formativa: Conexões SEDU. Realizado em Serra, o encontro foi marcado por momentos de imersão, troca de experiências e construção coletiva de caminhos para fortalecer a cultura organizacional da educação pública capixaba.
Diretores, coordenadores pedagógicos, superintendentes regionais e demais lideranças educacionais estiveram presentes, junto ao Secretário de Educação, Vitor de Angelo. A programação contou com a participação de nomes como Mirela de Carvalho, gerente de Implementação de Políticas Públicas Educacionais do Instituto Unibanco; Lina Kátia, diretora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora; Andrea Guzzo, subsecretária de Educação Básica e Profissional da SEDU-ES; além de gestores da SEDU e especialistas convidados.
Durante a abertura, Mirela de Carvalho deu boas-vindas aos participantes e afirmou: “Estamos experimentando um formato novo, que busca ampliar a participação e derrubar os muros entre os diferentes espaços de aprendizagem. Acreditamos que, assim como nas escolas e nas salas de aula, os encontros formativos também são oportunidades de construir coletivamente, refletir sobre as práticas e fortalecer as políticas que apoiam a aprendizagem. É uma alegria poder compartilhar esse momento com vocês e reafirmar o compromisso do Instituto Unibanco em apoiar as redes no que for necessário para avançar na educação pública.”
Na sequência, Vitor de Angelo destacou a importância de reunir diferentes áreas da Secretaria em um único evento, abordando temas estratégicos como Avaliação Educacional, Novo Ensino Médio, Educação em Tempo Integral e Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). “Pela primeira vez, conseguimos integrar os temas da Secretaria, que normalmente são abordados em eventos específicos. Juntar todas essas equipes em um único espaço é desafiador, mas muito importante, pois permite maior interação e visibilidade dos nossos esforços. Este evento representa os principais projetos e ações que realizamos nos últimos anos, fruto do trabalho de muitas pessoas dedicadas, tanto da secretaria quanto de parceiros. Espero que, ao longo do dia, todos possam participar, trocar experiências e contribuir para fortalecer nossa missão de garantir uma educação pública de qualidade.”, disse Vitor de Angelo
O Governador Renato Casagrande participou por vídeo e destacou conquistas do Estado na educação e reforçou o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino público.
Os debates abordaram temas estratégicos, como avaliação educacional, Novo Ensino Médio, educação em tempo integral e educação para relações étnico-raciais. Um dos momentos mais marcantes foi a discussão sobre Avaliação Educacional, que também celebrou o lançamento do livro PAEBES 25 Anos: A Trajetória do Paebes na Construção de Políticas Educacionais no Espírito Santo, destacando conquistas, aprendizados e impactos na gestão escolar. “Este é um momento de reconhecimento à trajetória de uma política capixaba que se tornou referência nacional. Cada dado apresentado ao longo dos anos é, na verdade, uma história de aprendizagem e construção coletiva.”, celebrou Bianca Silva Santana, gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem da SEDU.
A dinâmica “Canvas do Compromisso” permitiu que cada mesa transformasse reflexões em compromissos práticos, registrados digitalmente em nuvens de palavras e mosaico de fotos. Esses registros culminaram na construção do Manifesto Coletivo das Escolas do Espírito Santo, simbolizando a integração, colaboração e cooperação entre todas as escolas do estado.
Ao final do encontro, Felipe Souza, coordenador de Gestão Avançada na Gerência de Implementação de Políticas Públicas do Instituto Unibanco, destacou a relevância da Jornada Formativa para a Secretaria e para o fortalecimento da educação pública: “O encontro de hoje tratou de cultura organizacional e reuniu mais de 900 profissionais da educação para discutir políticas prioritárias da Secretaria, como avaliação, tempo integral, Novo Ensino Médio e educação para as relações étnico-raciais. É um momento de integração e celebração: trazer pessoas de diferentes regiões reforça o compromisso comum de elevar a educação capixaba. As reflexões e práticas discutidas aqui ajudam gestores e diretores a avaliar seus planos de ação, trocar experiências e identificar prioridades. Essa troca é fundamental para transformar a cultura e o fazer nas escolas, e é justamente isso que o Circuito de Gestão propõe: mobilizar as redes para gerar impacto na aprendizagem.”
A Jornada Formativa Conexões SEDU 2025 evidenciou a força da colaboração, da integração de políticas e da troca de experiências. Ao reunir profissionais de todas as regiões do Espírito Santo, o evento reforçou o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora, celebrando conquistas históricas e lançando caminhos para os próximos anos.