Gestores escolares do Piauí se reúnem em Teresina para encerrar formação inédita entre pares
A etapa final do programa Gestão Escolar de Excelência e que Transforma (GEET) promoveu dois dias de atividades colaborativas, trocas e análises

Encerramento do GEET, em Teresina, com a visita do Superintendente Executivo da Seduc-PI, Rodrigo Torres
(Crédito/Divulgação/Instituto Unibanco)
O programa Gestão Escolar de Excelência e que Transforma (GEET) encerrou, nos dias 17 e 18 de novembro, seu ciclo formativo com um encontro presencial realizado no Metropolitan Hotel, em Teresina, no Piauí. Reunindo gestores mentores de diferentes regionais do estado, o evento consolidou a última etapa da formação entre pares – metodologia que transforma diretores em formadores de outros diretores – e marcou um momento simbólico de fechamento e celebração do percurso vivido ao longo dos últimos meses.
Durante esses dois dias, os gestores destacaram a transformação vivida por suas escolas e na própria atuação profissional. Muitos, por exemplo, chegaram ao GEET se sentindo sobrecarregados, isolados ou sem apoio diante das múltiplas demandas da gestão escolar. Com a formação em pares, eles encontraram uma rede que acolhe, orienta e compartilha soluções reais para problemas comuns. As trocas criaram vínculos entre regionais, fortaleceram práticas coletivas e levaram para o cotidiano escolar estratégias que já impactam toda a comunidade — da equipe pedagógica às merendeiras, vigias e demais profissionais que sustentam o dia a dia da escola.
A programação do encontro foi marcada por dinâmicas práticas, análises coletivas e sistematizações das experiências vividas durante a formação. Entre as atividades, os diretores foram convidados a refletir sobre sua trajetória como mentores, sistematizar aprendizagens, propor encaminhamentos práticos e solucionar situações-problema reais do contexto formativo. Também compartilharam práticas exitosas e desafios, discutindo melhorias e levantando necessidades formativas prioritárias.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, marcou presença no evento e ouviu as percepções dos profissionais acerca do GEET (Crédito/Divulgação/Instituto Unibanco)
No segundo dia, o encontro ganhou reforço institucional com a presença do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e do Superintendente Executivo da Seduc-PI, Rodrigo Torres. Ambos destacaram o compromisso do estado com a formação continuada e parabenizaram o Instituto Unibanco pela parceria e os gestores pela dedicação nesse percurso. As atividades e discussões em grupo reforçaram a importância estratégica da formação para o fortalecimento da rede e para a melhoria contínua dos resultados educacionais.
A TRANSFORMAÇÃO QUE NASCE ENTRE PARES
O GEET (Gestão Escolar de Excelência e que Transforma) é uma formação inovadora que parte de um princípio simples: quem vive o cotidiano da escola está mais preparado para apoiar quem enfrenta desafios semelhantes. Nesse modelo, diretores tornam-se mentores de outros diretores, criando uma rede horizontal de apoio profissional, acolhimento e desenvolvimento de competências essenciais à gestão escolar.
Essa estrutura fortaleceu rotinas de planejamento, delegação e acompanhamento pedagógico, garantindo que as escolas passassem a operar de forma mais integrada e coletiva. Ao longo dos encontros síncronos e trilhas formativas, os gestores desenvolveram habilidades para lidar com desafios recorrentes, como frequência, corresponsabilidade das famílias, clima escolar e preparação emocional para avaliações externas. Os efeitos já são percebidos na rotina: escolas mais organizadas, equipes mais engajadas e indicadores em constante evolução.


Com total liberdade para criar, os gestores mentores expressaram o significado do GEET em suas vidas por meio de desenhos, poemas e cordéis (Crédito/Divulgação/Instituto Unibanco)
Mais do que um curso, o GEET se tornou um espaço de pertencimento. Os profissionais relatam que deixaram de atuar de maneira isolada e passaram a viver uma experiência que os conecta, acolhe e impulsiona. A formação consolidou uma rede que continua a se fortalecer, ampliando a troca de estratégias, a busca por soluções coletivas e a construção de práticas sustentáveis dentro e fora do chão da escola.
Ao final do encontro presencial, os gestores mentores saíram com suas aprendizagens sistematizadas, próximos passos definidos e um sentimento comum: a certeza de que o percurso vivido no GEET não se encerra na certificação – ele continua no cotidiano de cada escola do Piauí, onde a formação se transforma em prática, colaboração e impacto real na educação pública.