Loader

RETROSPECTIVA

2018

USE  "SCROLL" PARA NAVEGAR

Assuntos que estiveram muito presentes na imprensa e nas redes sociais foram abordados pelo boletim Aprendizagem em Foco, como diversidade e fake news.

Relembre o que foi tema das edições de 2018 e quais boletins tiveram mais repercussão, comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

AS EDIÇÕES DO BOLETIM APRENDIZAGEM EM FOCO TIVERAM:

68.412 visualizações

224 interações no Facebook e no Instagram

O Aprendizagem em Foco que obteve o maior número de acessos em 2018 foi a edição 38 (O papel da gestão no acolhimento de alunos imigrantes), que tratou da integração de estudantes imigrantes nas escolas brasileiras. O primeiro boletim lançado no ano, em fevereiro, registrou mais de 37% do total de visualizações das edições de 2018 e pautou várias reportagens na imprensa.

DESTAQUE

IntegraÇÃO

O texto mostrou o crescimento na quantidade de imigrantes matriculados na educação básica do país, de acordo com dados tabulados pelo Instituto Unibanco a partir do Censo Escolar: em um período de 9 anos, o número mais que duplicou. O grande desafio de gestores das escolas que recebem esses(as) estudantes é promover sua integração, já que não há orientações oficiais de caráter pedagógico ou relacionadas ao acolhimento, tendo em vista as diferenças culturais e linguísticas existentes.

Considerando que a equidade é um dos princípios que deve nortear a gestão escolar de forma a garantir a aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes, o tema foi também foi abordado  na edição 39 (Estereótipos de gênero afetam desempenho de meninas nas exatas), com foco na questão de gênero. O boletim apresentou como os estereótipos e as expectativas de pais e professores têm impacto na diferença de desempenho entre meninos e meninas em Matemática.

GESTÃO

GÊNERO

Um estudo do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares da Universidade Federal de Minas Gerais (Nupede/UFMG), realizado com base nos resultados da Prova Brasil entre 2005 e 2013, revelou que essa desigualdade entre meninos e meninas nas notas de Matemática vem crescendo. Esse cenário foi confirmado por outra análise, feita sobre os dados do Enem: embora as meninas representem a maioria dos candidatos no exame, os meninos apresentam desempenho médio 41,8 pontos superior em relação ao delas.

Em 2018, as edições do boletim Aprendizagem em Foco deram continuidade a diferentes abordagens de pontos  relacionados à importância de uma gestão escolar comprometida com práticas que promovam a equidade para garantir o direito de aprendizagem de todos(as) e de cada um(a) dos(as) estudantes.

GESTÃO

FAKE NEWS

Um dos destaques desse tema, em 2018, foi a edição 42 (Fake news evidencia a importância da educação para a mídia), sobre fake news, assunto que foi amplamente debatido durante o período eleitoral. O boletim, um dos mais compartilhados no ano, apresentou algumas graves consequências da disseminação de notícias falsas, em especial por aplicativos de mensagens e pelas redes sociais. E, também, um dado preocupante: segundo a pesquisa TIC Kids Online 2016, 31% dos usuários brasileiros de internet com idade entre 11 e 17 anos não são capazes de identificar se uma notícia é falsa.

Apesar do surgimento de diversas agências jornalísticas de checagem para combater as fake news, especialistas apontam que a ação mais importante é promover a educação para a mídia e incluir esse tema nas escolas para formar uma geração mais crítica em relação às informações que recebem, seja por qual meio for.

Uma das ações relacionadas a essa questão é a formação de leitores, que foi tema da edição 40 (O desafio de formar leitores na escola), lançada em maio. O boletim mostrou que ainda há um longo caminho a percorrer para que o Brasil se torne um país de leitores: de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, apenas 56% da população tem o hábito da leitura. O levantamento aponta ainda que o principal desafio para a formação de leitores é a falta de domínio da habilidade de leitura.

GESTÂO

 

LEITURA

GESTÂO

Outros temas abordados pelo Aprendizagem em Foco em 2018 foram a influência do ensino de esportes e artes no desempenho de estudantes, formas mais eficazes de combater a indisciplina e a preparação para o mercado de trabalho.

ESPORTES E ARTES

A edição 41 (Educação Física: muito além da recreação) mostrou como a prática de esportes ajuda a aumentar a capacidade de raciocínio de crianças e adolescentes e a melhorar seu desempenho acadêmico, além de estimular o desenvolvimento de habilidades emocionais e de relacionamento. Por isso, o Unicef recomenda seu uso como ferramenta educacional.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) também ressalta a importância da escola para a promoção da integração entre atividade física, atividade mental e experiência corporal. O boletim foi o mais comentado e um dos mais compartilhados no ano no Facebook do Instituto Unibanco.

Já a edição 43 (Empatia é mais eficaz do que punições) tratou de um tema recorrente em muitas escolas brasileiras: a indisciplina. O boletim destaca uma pesquisa realizada em 2013 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que mostra que os professores brasileiros perdem cerca de 20% do tempo de suas aulas por conta de atos de indisciplina.

Estudos internacionais indicam que “uma atitude mais empática diante da indisciplina, no lugar de uma punitivista, é capaz de reduzir consideravelmente os índices de suspensão”.

GESTÂO

 

INDISCIPLINA

A necessidade de o currículo do Ensino Médio ser adaptado para preparar melhor estudantes para o mundo do trabalho de hoje e do futuro foi o tema da edição 44 (Estudantes esperam mais preparação para o mundo do trabalho)

GESTÃO

TRABALHO

Essa é um desejo não apenas de jovens, mas também uma demanda do mercado, já que cada vez mais são exigidas habilidades “ligadas ao pensamento crítico, à responsabilidade e ao comprometimento”, mais difíceis de serem substituídas pela inteligência artificial.

HOME

Aprendizagem em Foco é uma publicação quinzenal produzida pelo Instituto Unibanco. Tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

 

Receba o boletim Aprendizagem em Foco

Clique aqui

 

Para fazer algum comentário

 instituto.unibanco@institutounibanco.org.br

 

Edições anteriores

bit.ly/AprendizagemFoco

 

Produção editoriaL

Redação e edição Fabiana Hiromi, Antonio Gois, Carmen Nascimento, Carlos Palácios e Natália Mendes ; Projeto gráfico e diagramação Estúdio Kanno; Edição de arte Fernanda Aoki